Notícias

Virgínia Lyra destaca que canavial precisa de atenção após intempéries de 2021

06 de Dezembro de 2021

Notícias

Em participação na Megacana Tech Show de quinta-feira (2), a vice-presidente da Delta Sucroenergia, Virgínia Lyra, destacou a necessidade de dar atenção a parte agrícola, no sentido de recuperar o canavial que foi altamente afetado pelas intempéries ocorridas este ano, como, seca, geada e queimadas. 

Ela lembra que o câmbio está ajudando, o preço do açúcar está bom, mas é preciso atenção com a taxa de juros e a inflação que pega a matéria prima e eleva os custos. Lyra afirmou que acredita que o setor terá dois anos bons, mas que é preciso cuidar dos canaviais.

“A parte administrativa, de gestão, está bem. Mas temos que investir no canavial que foi muito prejudicado. Temos que voltar a moer, o que moíamos há dois atrás. Temos que recuperar isso. Então é preciso investir no canavial, na parte agrícola”, disse.

A vice-presidente destacou ainda que os próximos anos será desafiador para todo mundo. Por isso, disse, “é preciso unir esforços para se atingir melhore resultados. No que tange a Delta queremos superar todas as metas.”

Sucessão familiar

Em relação à sucessão familiar, Virgínia Lyra que é vice-presidente de uma empresa familiar, cujo presidente é seu pai Roberto Lyra, destacou que o tema é tratado com naturalidade entre ela, o pai e seus três irmãos.

De acordo com ela, a família tem “reuniões familiares” trimestrais, onde conversam, fazem planejamentos, avaliam que cursos podem fazer para melhorar na gestão de pessoas, entre outras questões.

“Para nós tem sido natural esse processo. Me pai tem um jeito, meus irmãos outros e eu o meu. Acredito que dê para implantar um estilo próprio e vamos seguindo assim”, afirmou.

Em relação à participação da mulher no agro, Lyra, que é nordestina, afirma que àquela região é mais machista, diferente do Sudeste que já mudou bastante. Ela garante que não vivenciou muitos preconceitos.

“Felizmente está mudando a visão. A figura da mulher ficando em casa, tá mudando, pois tem potencial para entregar melhor. E tem homens fazendo tarefas de casas. Realmente o setor ainda é machista. Mas estamos avançando. Na nossa empresa 9% do quadro é feminino, nas áreas administrativas estamos melhorando cada vez mais. Como fui sempre mais moleca nunca tive tanto preconceito, pois lido com todos do mesmo jeito”, finalizou.

A Megacana Tech Show foi idealizada pela Canacampo e pela Siamig. A realização da feira é da Agência Solis. O programa Megacana TV acontece todas as quintas-feiras, às 19h, e pode ser acessado por meio de link no site www.megacana.com.br e pelo youtube da feira. A feira segue até o dia 09 de dezembro e finaliza com o Dia de Campo, na sede da Canacampo, em Campo Florido. A Megacana é patrocinada pelas mais importantes empresas do segmento, sendo: Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Megacana – 03/12 

Veja também