Notícias

Verão chuvoso no Centro-Sul é fermento para os canaviais, levando usinas a anteciparem a moagem

13 de Fevereiro de 2020

Notícias

Chuva, muita chuva, essa tem sido a realidade deste verão na região Centro-Sul do Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Confirmando a previsão do Climatempo que informou que o verão 2020 deveria trazer chuva volumosa para a maioria dessa região.

A meteorologista Patricia Madeira, da equipe de previsão climática da Climatempo explicou que "houve grande resfriamento na maior parte do Atlântico Sul entre a costa de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Nesta situação, as frentes frias se tornam mais lentas e com maior potencial de chuva no continente. No verão, essa é uma situação bastante favorável para a formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)."

A sequência de dias consecutivos de chuva e predomínio de céu nublado durante a atuação de uma ZCAS é chamada de "invernada". É o que vem ocorrendo em regiões como a de Ribeirão Preto, no nordeste paulista, maior produtora de cana do Brasil. Acostumado com sol pleno e até mesmo sofrer veranicos – período com ausência de chuvas durante o verão –, em 2020  o nordeste paulista convive com invernadas que chegam a durar dias.

A chuva volumosa serve como fermento para os canaviais, fazendo com que a socaria, que responde por pelos menos 80% da cana que será moída, tenha um ritmo acelerado de crescimento. O que leva muitas unidades sucroenergéticas a anteciparem a moagem para março. Atualmente, segundo relatório de acompanhamento de safra, divulgado nesta quarta, 11, pelo União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informa que duas unidades processadoras de cana-de-açúcar estão moendo. Esse quadro deve aumentar bem até o final de março.

A cana colhida até 31 de março será contabilizada para a safra 2019/20, que de acordo com o relatório da UNICA no acumulado desde o início da safra 2019/2020 até 31 de janeiro, a moagem atingiu 578,81 milhões de toneladas, crescimento de 2,69% sobre o valor observado em igual período do ciclo anterior (563,63 milhões de toneladas). 

 

Fonte: CanaOnline 13-01

Veja também