Notícias

Vento supera hidrelétricas como maior fonte renovável de energia nos EUA

10 de Fevereiro de 2017

Notícias

O vento superou as hidrelétricas como a maior fonte de energia renovável nos Estados Unidos após o segundo melhor trimestre já registrado para o setor em termos de novas instalações, disse um grupo da indústria eólica nesta quinta-feira.

As instalações eólicas totalizaram 82.138 megawatts no fim de 2016, o suficiente para alimentar 24 milhões de residências, disse a Associação Americana de Energia Eólica em seu relatório de mercado para o quarto trimestre.

Para comparação, a capacidade hidrelétrica dos EUA está em torno de 80 mil megawatts, segundo a Administração de Informações de Energia (AIE).

As instalações de turbinas eólicas subiram para 6.478 megawatts no quarto trimestre, respondendo por quase 80 por cento de todas as instalações realizadas no ano passado. O quarto trimestre registrou o maior aumento da capacidade instalada desde o quarto trimestre de 2012.

Os 8.303 MW adicionados no ano representam mais de 13,8 bilhões de dólares em investimentos.

Só três fabricantes de turbinas — General Electric, Vestas e Siemens — respondem por até 95 por cento do mercado de turbinas dos EUA em 2016.

(Fonte: Reuters – 9/2)

Veja também