Notícias

Vendas de diesel recuperam patamar pré-crise, diz diretora da Petrobras

03 de Junho de 2020

Notícias

As vendas de diesel já se recuperaram para os níveis pré-crise, afirmou a diretora de refino e gás natural da Petrobras, Anelise Lara. Segundo ela, no caso da gasolina, o consumo também se recupera, mas ainda com volumes “um pouco abaixo” do período anterior à pandemia da covid-19 chegar ao Brasil e impor a necessidade de medidas de isolamento social.

A executiva destacou ainda que espera para junho e julho novos “aumentos moderados” na demanda pelos combustíveis.

Anelise citou que, em maio, a companhia vendeu 3,2 bilhões de litros de diesel e 1,4 bilhão de litros de gasolina. “A gente já recompôs praticamente o que vendíamos antes da pandemia, principalmente no caso do diesel”, afirmou em entrevista on-line ao canal Café com Cavanha.

Segundo ela, a taxa de utilização das refinarias da petroleira já retornou a patamares anteriores à crise, na faixa dos 80%. No início de abril, “período mais duro” da queda da demanda, esse índice estava abaixo de 60%.

GLP

A diretora disse que a companhia tem feito devoluções de cargas importadas de gás liquefeito de petróleo (GLP), depois de um aumento expressivo no consumo do combustível nos primeiros meses da pandemia da covid-19.

Ela lembra que, num primeiro momento, houve uma corrida pelo GLP por parte dos consumidores, para estoque.

“Aumentamos a importação naquele momento. Hoje já estamos devolvendo carga de GLP importada porque já estamos com estoques suficientes”, afirmou.

 

Fonte: Valor Econômico - 02/06

 

Veja também