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Vendas de combustíveis no Brasil recuam 9,3% em 2016

17 de Janeiro de 2017

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As vendas das distribuidoras de combustíveis no Brasil caíram pelo segundo ano consecutivo em 2016, informou ontem (16) o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), após balanço com suas associadas.

As vendas das empresas do Sindicom, que representam aproximadamente 80% do mercado de distribuição de combustíveis automotivos no país, caíram 9,3% em 2016 ante o ano anterior, para 91,8 bilhões de litros.

Os números de vendas de combustíveis em 2016 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que consideram todo o mercado, ainda não foram publicados.

Em 2015, as vendas das empresas do sindicato haviam recuado 3,4%, em sua primeira queda ante o ano anterior desde 2005.

A queda nas vendas foi puxada principalmente pelo óleo diesel, principal combustível vendido no Brasil. Em 2016, as vendas do derivado de petróleo caíram 9,4% ante 2015, para mais de 42 bilhões de litros.

No caso da gasolina, houve um aumento das vendas de 0,7% na comparação anual, para aproximadamente 30,4 bilhões de litros. Entretanto, o etanol hidratado, seu concorrente nas bombas, registrou uma forte queda de 26,8% nas vendas.

“Isso se deve ao fato de 2015 ter sido um ano de recuperação para o biocombustível, após cinco anos de quedas consecutivas”, afirmou o Sindicom, em nota.

Já volume de Gás Natural Veicular (GNV) comercializado no ano passado foi 3% menor do que em 2015.

Dessa forma, segundo o Sindicom, a demanda em 2016 por combustíveis do Ciclo Otto (gasolina, etanol e GNV), considerando a equivalência energética dos produtos, caiu 4,9% ante o ano anterior.

(Fonte: Reuters – 17/01)

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