Notícias

Usinas têm até 31 de agosto para regularizar planta de etanol

22 de Fevereiro de 2017

Notícias

 

As empresas devem se preparar para atender cada vez mais as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), principalmente, no que tange à regularização da planta de etanol de acordo com a Resolução 26/2012 e do novo I-Simp, sistema de informação de movimentação de  biocombustíveis. Esta foi a ênfase dada ontem, durante o workshop sobre o assunto, realizado pela SIAMIG e ANP, em Uberlândia,  para 56 representantes de usinas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

O evento contou com a presença doSuperintendente de Refino e Processamento de Gás Natural e Produção de Biocombustíveis, Rubens Freitas; da coordenadora Técnica da área, Luciana Tavares dos Santos de Almeida; do presidente e gerentes da SIAMIG, Mário Campos, Carina Ferreira e Douglas Martins, respectivamente.

As usinas têm um prazo para regularizar todas as informações necessárias até o dia 31 de agosto, conforme disposto na resolução 26/2012. Deverão ser fornecidas informações técnicas da planta, licenciamento ambiental, projetos de combate a incêndio e regularização fiscal.

 “O quanto antes forem enviadas as informações e documentação melhor, pois dessa forma é possível resolver pendências que surgirem, com maior celeridade na expedição das autorizações definitivas, que serão  publicadas no Diário Oficial”, disse o superintendente, Rubens Freitas.

Com relação ao I-SIMP, o setor já tem enviado as informações há alguns anos, porém ocorreram modificações no processo desde janeiro deste ano, com o objetivo de propiciar mais qualidade aos dados informados pelos agentes regulados.

O presidente da SIAMIG, Mário Campos, ressaltou a importância do workshop no sentido de esclarecer as empresa sobre as necessidades junto ao órgão regulador, a fim de que obtenham com maior rapidez a autorização definitiva de funcionamento. A ANP está disponibilizando, inclusive, um check list com as informações necessárias, para  que  as empresas não enviem as informações de última hora e se tenha um prazo maior para análise da documentação.

“É importante que as usinas aperfeiçoem os profissionais, que fornecem informações ao órgão regulador, a fim de se evitar problemas futuros, visto que há uma série de penalidades impostas, que podem chegar até a cassação da autorização de funcionamento”, adverte Campos.

A ANP se mostrou disponível, também, para tirar todas as dúvidas que surgirem, com informações em canais diretos. Para obter maiores informações clique no documento de regularização das plantas de etanol e novas regras do I-SIMP.

(Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG – 22/2)

Veja também