Notícias

Usinas do NE encerram safra mais cedo devido a seca

08 de Fevereiro de 2017

Notícias

O ritmo de moagem de cana no Norte-Nordeste caiu ainda mais na primeira quinzena de janeiro. Com 2,89 milhões de toneladas processadas, a queda foi de 5,7% sobre igual período em 2016. Como resultado, no acumulado da safra, a moagem na região totalizou 39,17 milhões de toneladas, redução de 2,8% na comparação com o mesmo intervalo em 2015/16.

Após um bom ritmo de moagem no primeiro terço da safra, as usinas do Norte-Nordeste começaram a enfrentar canaviais com problemas no rendimento agrícola. Devido à falta de cana no campo, o período de moagem em Pernambuco, por exemplo, deve terminar até 10 de fevereiro. Das 18 usinas do estado, apenas quatro unidades estão em operação no momento.

De acordo com a consultoria Datagro, o clima segue seco no Norte-Nordeste, o que torna as condições dos canaviais preocupantes também para a safra 2017/18. Há três temporadas o clima segue com essa característica na região, prejudicando a rebrota e a qualidade das lavouras de cana. Nas usinas da região, são poucas que têm administrado normalmente a renovação do plantio e os tratos culturais.

(Fonte: Portal Uagro / Datagro – 8/2)

Veja também