Notícias

Usinas de açúcar e etanol de Goiás se unem para produzir álcool 70% e doar a unidades de saúde

20 de Março de 2020

Notícias

Usinas de etanol e açúcar se uniram na produção de álcool líquido 70% em prol do bem comum. O produto é utilizado para desinfecção no combate ao novo coronavírus (Covid-19).Com a grande procura e o desabastecimento de estoques do álcool em gel, a produção será destinada, de graça, para a higienização de unidades de saúde em todo o estado de Goiás.

De acordo com o Sindicato da Indústria e Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), a produção do álcool é rápida e os primeiros litros começam a ser fabricados em aproximadamente 72 horas. Além de distribuir para unidades de saúde na capital, as indústrias vão repassar o álcool líquido a municípios do interior de Goiás.

Segundo o presidente executivo do Sifaeg, André Rocha, mesmo no período de entressafra, as indústrias estão conseguindo transformar o etanol em álcool 70%. Grande parte das empresas não realiza a produção do álcool em gel por causa da falta de um reagente - o carbopol - que faz parte da composição do produto.

"Já temos uma ou duas usinas de trabalho imediato. A produção terá uma média de cerca de 100 mil litros. O destino principal, além das unidades de saúde, são asilos, presídios e unidades socioeducativas", explicou o presidente.

O presidente ainda informou que, em razão de o produto atuar no combate à pandemia do coronavírus, o sindicato está atuando em parceria com o governo estadual contra uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2002, que proibiu a venda do álcool líquido 70% no varejo.


Fonte: G1 Goiás – 19/03

Veja também