Notícias

Usina Vale do Paraná abre consulta para certificação do RenovaBio

11 de Junho de 2019

Notícias

A Usina Vale do Paraná, localizada em Suzanápolis (SP) e controlada pelo grupo guatemalteco Pantaleón, tornou-se a primeira indústria de etanol a colocar em consulta pública seus dados de emissões para o processo de certificação do RenovaBio.

Pela avaliação da consultoria SGS Sustentabilidade, a nota de eficiência energética (o quanto ela poupa em emissões em relação à gasolina) da produção de etanol anidro da Vale do Paraná é 67 gramas de gás carbônico equivalente por megajoule de energia gerada, e a nota de sua produção de etanol hidratado é 66,6 gramas de gás carbônico equivalente por megajoule.

De acordo com informações do processo, a empresa apresentou informações primárias para 100% da produção e atendeu aos critérios de elegibilidade em todas as propriedades produtoras de biomassa.

A consulta pública foi iniciada em 4 de junho e tem duração de 30 dias. Os dados podem ser acessados no site da SGS Sustentabilidade, uma das firmas inspetoras credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para atribuir notas de eficiência energética a produtores de biocombustíveis que querem participar do RenovaBio.

Finalizado esse processo, a unidade poderá obter a sua nota junto à ANP e estará autorizada a emitir os créditos de dercarbonização (CBios).

Trata-se da segunda unidade produtora de biocombustível a abrir consulta pública para sua certificação para o RenovaBio. A primeira foi a Olfar, do RIo de Janeiro, produtora de biodiesel.

“Essa iniciativa retrata o esforço que tem sido realizado pelo setor produtivo para atender os critérios de certificação e garantir a participação dos produtores no RenovaBio. Esse é apenas o início de um processo que deve se intensificar nos próximos meses”, afirmou Luciano Rodrigues, gerente de economia e análise setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em nota da entidade.

Valor Econômico - 10/06/2019

Veja também