Notícias

Usina Uberaba se movimenta no combate a incêndios florestais

18 de Setembro de 2017

Notícias

Desde o mês de agosto, que a Usina Uberaba S/A vem fazendo uma campanha de conscientização contra os incêndios florestais, muito comuns nessa época do ano, quando o tempo está muito seco e com baixa umidade.

A campanha começou por ocasião da comemoração em agosto de Nossa Senhora da Abadia em Romaria (também no Triângulo Mineiro), quando a cidade fica repleta de visitantes. Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a usina disponibilizou em locas estratégicos e próximos à empresa placas informativas para conscientização e comunicação imediata dos focos de incêndios caso ocorram.

De acordo com o diretor, Marcos Balbo, a Usina Uberaba tem se empenhado no combate a incêndios que eventualmente venham a ocorrer nas mediações das áreas de cana da empresa. Neste sentido, resolveu colocar 12 placas “Preserve a natureza e evite queimadas – Em caso de incêndio ligue 193”.

A usina possui, também, uma brigada contra incêndios florestais e conta ainda com oito caminhões tanque, bem como, alguns equipamentos como abafadores, enxadas, sopradores, bombas costais, mangueiras e esguichos.

Desde 2015, segundo o Gerente de Meio Ambiente, William Rodrigues, a usina faz parte do PAME – Programa de Auxílio Mútuo em Emergência junto com outras empresas com atividades semelhantes ou iguais e o Corpo de Bombeiros.

 “Ocorrendo qualquer tipo de incidente ou qualquer tipo de situação de emergência que venha a comprometer seus colaboradores, patrimônio, meio ambiente e/ou comunidade, imediatamente é feito contato com o Corpo de Bombeiros, que após avaliação e obtenção das informações orienta as medidas a serem seguidas”, afirma.

O PAME também tem como objetivo atuar de forma permanente, com planejamento, conscientização e treinamento para restringir e combater emergências, internas e externas, agravadas de qualquer natureza no âmbito das empresas participantes, tais como: incidentes com transporte de colaboradores; incêndios nas dependências do parque industrial; incêndios acidentais ou de grandes proporções em matas de canaviais.

Anualmente é realizado um simulado para verificar possíveis pontos de correção e melhoria.

Internamente, a Uberaba conta com a Unidade de Ação Emergencial (UAE), que possui brigada interna capacitada, equipamentos de atendimento a primeiros socorros e combate a incêndios. Estes profissionais passam anualmente por reciclagem e também realizam simulados para evacuação setorial, geral e atendimento à combate a incêndios e primeiros socorros. Além disso, a empresa possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.

(Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG - 18/09/17)

Veja também