Notícias

Usina de álcool promete baratear etanol em 50% em Carazinho

01 de Março de 2019

Notícias

Em um prazo de até seis meses, deve ser inaugurada em Carazinho (TO) uma usina produtora de álcool. O anúncio foi feito pelo governo municipal na manhã desta quarta-feira (27), ocasião em que o prefeito Milton Schmitz, o secretário de obras Estevão De Loreno e os empresários Henrique Leonhardt e Irmgard Leonhardt visitaram uma área próximo ao Distrito Industrial de Carazinho, local onde será construído o empreendimento. Proprietária da Rede Boa Vista, a família Leonhardt está ampliando os investimentos no município com a Usina de Álcool.

- Trata-se de uma usina flex produtora de etanol hidratado, aquele comercializado em postos de combustíveis. É um modelo de usina que tem como matéria-prima a batata doce industrial ou o milho. Uma ideia inovadora desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e que agora chega a Carazinho - explica Henrique.

Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é de que a usina produza 30 mil litros de etanol por dia, gerando aproximadamente 20 empregos diretos e outros indiretos. Ela será instalada em uma área de três hectares pertencente à família Leonhardt. O município comprometeu-se a realizar melhorias nas ruas de acesso ao local.

- Através da usina também vamos fomentar a agricultura familiar no município. Para se ter uma ideia, a cada tonelada de batata doce industrial produzimos 190 litros de etanol. Então, desde já, garantimos escoar a produção daqueles que investirem nesse tipo de batata, que é diferente daquela comumente encontrada no supermercado - cita Henrique.

Redução nos preços

Com a usina já em funcionamento, o etanol produzido passará a ser comercializado na rede de postos de combustíveis Boa Vista. Por ser elaborado no próprio município, o combustível terá uma significativa redução em seu custo final, conforme explica Henrique:

- Hoje o etanol comercializado em Carazinho vem de São Paulo e Mato Grosso. Isso gera um custo de frete. Já o que vamos produzir aqui não terá esse custo a mais, gerando, inclusive, ICMS ao município. Então, vamos baratear muito esse preço final e desde já arrisco a dizer que podemos vender pela metade da tabela praticada hoje nos postos de combustíveis - frisa o empresário.

O prefeito Milton agradeceu aos empresários pela iniciativa. "A família Boa Vista está fazendo um novo investimento no município e isso nos deixa muito contentes. Nesse projeto, o município não precisará doar nenhuma área pois os próprios investidores o farão. Quando empresários investem em Carazinho, o município se desenvolve, a cidade cresce e as pessoas têm emprego e renda. O resultado é imediato", disse.

A estrutura da usina foi comprada pela família Leonhardt de um empresário de Tapera. Ela está sendo desmontada em seu endereço antigo para ser trazida a Carazinho. Em 90 dias, ela estará montada e, em seis meses, entrará em funcionamento.

Diário da Manhã - 28/02/2019

Veja também