Notícias

Usina Cerradão compra maior turbina a vapor e o maior gerador 4 polos do mundo

20 de Setembro de 2021

Associados

A Usina Cerradão, localizada em Frutal no Triângulo Mineiro, adquiriu a maior turbina e o maior gerador 4 polos da empresa WEG para ampliar sua potência na geração de energia elétrica do bagaço de cana. Atualmente a usina gera 84 MW/h e tem potência instalada de 105 MW. De acordo com o diretor Industrial, Pedro Felipe Andrade, esse projeto já faz parte dos planos de expansão da empresa, que atingiu uma moagem de 8 milhões de toneladas, e, consequentemente, ocorreu um aumento da capacidade de geração de 105MW/h para 165MW/h.

“Com os novos equipamentos, conseguiremos uma maior eficiência energética, aumentando nossa capacidade de exportação de energia. Temos uma parceria antiga com a WEG e total confiança nos seus produtos e serviços, além de ser uma empresa de tecnologia brasileira com renome mundial”, afirmou Pedro Felipe.

O novo equipamento da WEG está previsto para entrega em dezembro, tornando a geração de energia mais robusta, flexível e rentável. A compra inclui uma turbina a vapor BT de contrapressão de 60 MW, um redutor SuperTurbo, um gerador ST de 66,7 MVA, 4 polos, 13.800 V, 1.800 rpm, 60 Hz e um sistema completo de proteção, controle e supervisão, com cubículos, painéis, sistema de baterias e carregadores. Esse projeto faz parte de

A turbina BT possui capacidade de admitir mais de 330 t/h de vapor na condição de 65 bar/520 ºC, e irá alimentar o processo da usina com duas saídas de vapor, sendo uma tomada em média pressão e um escape em baixa pressão. Segundo Paulo Sinoti, diretor de Negócios de Energia da WEG, este fornecimento, além de consolidar a WEG como uma das principais fornecedoras de equipamentos para o setor sucroenergético, confirma a preferência e a confiança do cliente nos produtos e serviços da companhia. “A Usina Cerradão já é nosso cliente e possui dois turbogeradores em funcionamento nesta mesma planta”, explica o executivo.

A WEG é uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, com amplo portifólio para a geração de energia renovável, tem buscado inovar e disponibilizar ao mercado equipamentos cada vez mais tecnológicos.

 

Fonte: Usina Cerradão / Click Petróleo e gás – 18/09

Veja também