Notícias

Usina Bela Vista não colocou fogo no canavial, usou técnica “Fogo de Encontro” para extinguir as chamas

19 de Julho de 2018

Notícias

O vídeo de um tratorista que filmou profissionais da Usina Bela Vista, de Pontal, SP, colocando fogo no canavial, virou notícia e ganhou as mídias sociais. “Eles não respeitam nada, vão colocando fogo e não querem nem saber. Queima árvore, cerca, o que tiver pela frente”, disse o autor do vídeo.

Ele contou que era por volta de meio-dia de segunda-feira (16), viu um carro da usina ao lado do canavial e um funcionário no chão, usando um maçarico para queimar os pés de cana. Em pouco tempo, a fumaça estava alta.

“Ele falou que estava combatendo o fogo. Mas, combater fogo é com água. A usina tem mais de 20 caminhões-pipa. Deveriam ter jogado água e não colocar mais fogo ainda. É a natureza, isso vai acabando com a nossa saúde”, afirmou.

Se o autor do vídeo se informasse mais, saberia que os bombeiros utilizam a técnica do “Fogo de Encontro” para extinguir as chamas. Foi isso que fez a Usina Bela Vista. Paulo Paschoal, assessor da diretoria da Usina, disse que a empresa recebeu um telefonema informando sobre o incêndio criminoso no canavial e enviou uma equipe ao local. Para combater as chamas, os funcionários adotaram a técnica chamada “fogo de encontro”.

“A equipe se dirigiu ao local e fez o combate ao incêndio. Os veículos da usina vão fazendo aceiro nas canas vizinhas e outra equipe vai colocando fogo de encontro para que o mesmo apague mais rápido”, explicou Paschoal. Segundo ele, a queimada ocorreu em plantação que não pertence a usina e diz que a empresa possui uma brigada de incêndio preparada para esse tipo de ocorrência, com 46 caminhões-pipa e veículos de apoio.

“A usina Bela Vista sempre se preocupou com esses incêndios criminosos que acontecem com frequência nessa época do ano, mantém uma brigada de incêndio apta a socorrer as pessoas que precisam, como foi o caso desse episódio”, conclui o assessor.

Fonte: Cana Online – 18/07/2018

Veja também