Notícias

Unica-SP participa da aliança agro Ásia-Brasil

11 de Maio de 2017

Notícias

Expandir o acesso de produtos agropecuários ao mercado asiático e promover a imagem da agricultura nacional em países como China, Índia, Japão e Coreia do Sul, onde a demanda por energia e alimento é crescente.

Estes são os objetivos principais da Aliança Agro Ásia-Brasil, iniciativa de três grandes entidades do agronegócio brasileiro; a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica-SP), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Com suporte da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), do Ministério da Agricultura (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Aliança Agro Ásia-Brasil pretende ampliar as relações com governos e stakeholders da Ásia, principalmente associações empresariais, organizações não-governamentais, veículos de comunicação e instituições entidades acadêmicas, de pesquisa e representativas da opinião pública.

De acordo com a presidente da Unica-SP, Elizabeth Farina, o segmento sucroenergético tem muito a contribuir no estreitamento dessas relações comerciais e institucionais. “Representamos uma indústria protagonista no mercado global de açúcar, e que poderá ajudar países asiáticos no processo de ‘descarbonização’ de suas economias, seja exportando produtos sustentáveis ou conhecimento técnico na produção de cana, que além de biocombustível (etanol) também dá origem a uma gama de renováveis, como a bioeletricidade e bioplástico, por exemplo”, afirma a executiva.

Segundo o porta-voz da Aliança na Ásia, Marcos Jank, “com metade da população do planeta e forte crescimento da renda per capita, as nações daquele continente apresentam grande potencial para o desenvolvimento de mercados e investimentos destes setores. O projeto inclui ainda um esforço para expandir o diálogo e a imagem do agro brasileiro”.

(Fonte: Unica-SP - 10/05/17) 

Veja também