Notícias

Unica divulga vencedores do Prêmio Energia Brasil

13 de Setembro de 2019

Notícias

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) anunciou na noite dessa quarta-feira (12) os vencedores do Prêmio Energia Brasil. Sérgio Prado foi premiado na categoria Jornalismo – Texto pela reportagem Renovabio cria oportunidades de desafios para a produção de etanol" publicada no site da revista Globo Rural. Fernando Daguano levou o troféu de Jornalismo – Audiovisual pela matéria da TV TEM Usinas nvestem em tecnologia para evitar qeimadas no canavial". Werther Santana foi o vencedor do prêmio de Fotografia por imagens que retratam de forma artística trabalhadores envolvidos no plantio manual da cana-de-açúcar.

 

A primeira edição do Prêmio Energia Brasil teve cerca de 70 inscrições nas três categorias e revelou trabalhos excepcionais de jornalistas e fotógrafos que levaram ao público nossa constante busca por sustentabilidade, em benefício da sociedade.

“O sucesso da primeira edição do Prêmio Energia Brasil demonstra que há um interesse dos profissionais de comunicação e de fotografia em conhecer mais sobre nós. O setor sucroenergético merece ser fonte de orgulho para todos os brasileiros e precisamos contar essas histórias. A cada novo ano, o Prêmio Energia Brasil incentivará isso”, afirmou Evandro Gussi, presidente da UNICA.

Avaliação dos trabalhos

O Prêmio Energia Brasil contou com dois corpos de jurados compostos por profissionais de notório saber em diferentes áreas.

Os trabalhos fotográficos foram avaliados por João Kulcsár, professor de fotografia no Senac, presidente da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil, diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, mestre em artes pela Universidade de Kent (Inglaterra) e curador de exposições fotográficas nacionais e internacionais; Dida Sampaio, fotógrafo, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Brasília, vencedor de diversos prêmios, incluindo o Esso de Jornalismo por mais de uma vez; e Silvio Medeiros, publicitário e quatro vezes ganhador do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.

Os trabalhos jornalísticos nas categorias Texto e Audiovisual foram analisados por José Luiz Tejon, palestrante, professor, escritor, colunista na Jovem Pan, doutor em educação e especialista em agribusiness; Profa. Dra. Mirian Bacchi, professora titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP; e Vivaldo de Sousa, jornalista e cientista político, que atuou como coordenador de economia da Folha S. Paulo em Brasília e editor-assistente na sucursal da revista Veja.

Veja mais no link AQUI

Fonte: Única – 13/09

Veja também