Notícias

UNICA debate sustentabilidade na agricultura e transportes com especialistas internacionais

19 de Novembro de 2018

Notícias

Na primeira semana de novembro (06 a 08/11), em Bruxelas, na Bélgica, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) cumpriu importante agenda de encontros sobre sustentabilidade agrícola e redução de emissões de gases de efeito estuda (GEE) com representantes de governos, associações e líderes mundiais das áreas de energia e meio ambiente.

Géraldine Kutas, assessora Sênior da Presidência da UNICA para Assuntos Internacionais, participou da maior conferência sobre biocombustíveis da União Europeia, a World Ethanol and Biofuels, e do primeiro dialogo sobre alimentação e agricultura sustentável, organizado pela Apex-Brasil.

Para a executiva, foram ótimas oportunidades para o setor sucroenergético nacional demonstrar o compromisso com a produção sustentável de cana. “A nossa produção, baseada no uso correto da terra, adaptando manejo agrícola às novas tecnologias, e a redução de poluentes proporcionada pelo etanol e bioeletricidade, são referências para mais de 100 países que produzem cana ao redor do mundo”, afirma Géraldine.

Discutir a situação atual e as perspectivas globais de produção e comercialização de etanol foi um dos primeiros compromissos da representante na Unica durante um painel realizado no World Ethanol and Biofuels, no início da semana passada (06/11). A sessão de debates teve as presenças de Christoph Berg, diretor da consultoria F.O. Licht, responsável pela organização do evento, e de Douglas Durante, diretor executivo da Coalizão de Desenvolvimento de Combustíveis Limpos (CFDC, na sigla em inglês), que apresentou as oportunidades e desafios do combustível E15 (15% de etanol misturado à gasolina) nos Estados Unidos.

RenovaBio

O RenovaBio, que atualmente está em fase de regulamentação, também foi tema de uma palestra feita por Géraldine em encontro promovido para a construção de um diálogo sobre a evolução da agricultura sustentável com a Comunidade Europeia (08/11), realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Universidade de Wageningen University (centro de pesquisa europeu para a sustentabilidade da produção de alimentos) e também com entidades do segmento produtivo brasileiro, entre eles o da cana-de-açúcar, representado pela UNICA.

Géraldine Kutas destacou a importância de políticas públicas que incentivem a adoção de combustíveis renováveis. “Enfatizei o papel que o RenovaBio terá em nossa matriz energética, o quanto ele ajudará a descarbonizar ainda mais o setor de transporte. Insisti no fato que o programa é baseado no mercado e que não se trata de um novo subsidio ou imposto”, frisa a executiva.

“A busca pela sustentabilidade e inovação é constante, ainda mais no setor produtivo. Neste sentido, o RenovaBio será um forte indutor de desenvolvimento, atraindo investimentos para tecnologias ainda mais limpas, como a produção de biogás, etanol de segunda geração (2G), novas variedades de cana etc”, ressalta a assessora internacional da UNICA.

Além da apresentação sobre o RenovaBio e o papel da cana-de-açúcar na mitigação das mudanças climáticas, os cerca de 80 convidados para o evento organizado pela Apex-Brasil também assistiram a dois painéis de debates, com palestrantes que ressaltaram a importância de um futuro de baixas emissões no setor, com destaques para: Rob Swart, coordenador de Pesquisas para Adaptação Internacional às Mudanças Climáticas da Universidade de Wageningen; Arthur Runge-Metzger, diretor de Estratégia Climática, Governança e Emissões da Comissão Europeia, Jan Maarten Dros, gerente de Inovação Climática da ONG Solidaridad; Luiz Conacchioni, diretor Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Beatriz Domeniconi, da Brazilian Roundtable on Sustainable Beef, Pedro Machado, pesquisador da Embrapa, e a Marilia Rangel, secretária-geral do International Poultry Council (IPC).

Unica- 14/11/18

Veja também