Notícias

Um doce patrimônio histórico

28 de Março de 2018

Notícias

Quando se fala em doces, logo vem à mente deliciosas sobremesas capazes de tirar qualquer um da dieta em plena segunda-feira. Se a doçaria e confeitaria são fortes em alguns países, como a França, no Brasil, não é diferente. Com características próprias, está presente na formação histórica e cultural do brasileiro. Porém, é conhecida pela variedade de ingredientes e criatividade de receitas, sobretudo pelas correntes migratórias que deram origem a uma cozinha plural e rica. Neste sentido, os diferentes traços culinários também se desenvolveram a partir da disponibilidade de ingredientes locais.

Segundo o antropólogo Raul Lody, um dos integrantes da campanha Doce Equilíbrio, iniciativa da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), o principal motivo para o brasileiro ter uma forte relação com o doce foi a intensa produção de açúcar de cana ao longo de sua história. "A partir da economia organizada ao redor da cana-de-açúcar, as regiões foram criando suas receitas e técnicas de descascar, ralar, peneirar, apertar e sugar. O resultado são receitas diversas, usos variados, considerando que o Brasil é um país multicultural e multiétnico, que influenciaram diretamente na culinária", explica.

Tanto é que a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados tal qual conhecemos possibilitou a utilização que vai muito além do simples adoçar. "O açúcar tornou-se um ingrediente, então, transformador e agregador dos processos gastronômicos das várias culturas presentes no Brasil". Assim, receitas tradicionais de outros países ganharam adaptações e variações à original, que, além do acréscimo do açúcar, também receberam frutas, raízes e folhas em sua composição - variando conforme a região do país - ampliando a gama de sabores e texturas.

Mel de engenho - Apesar do domínio do açúcar, outras formas da extração da cana-de-açúcar, como o melaço ou mel de engenho, foram ganhando seu espaço e estão presentes nos diferentes preparos cotidianos e, em especial, no café da manhã e nos lanches. Para se ter uma ideia, além dos usos cotidianos, o mel de engenho na gastronomia contemporânea é uma presença que se amplia, cada vez mais, especialmente na composição estética do prato, como uma base para diferentes preparos salgados; e ainda como ingrediente para muitas receitas tanto doces quanto salgadas. "A mistura do mel de engenho ao azeite balsâmico vira um molho indicado para saladas verdes como as folhas."

O melaço foi ganhando espaço e está presente nos diferentes preparos de alimentos cotidianos

Bolo de Melado – Ingredientes:

300 ml de melado de cana de açúcar (1 ½ xícara de chá)

3 ovos

3 colheres de sopa de manteiga ou margarina

150 ml de Leite

600 gramas de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó, caso sua farinha já contenha fermento não precisa adicionar mais

Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 200 graus. Numa batedeira ou liquidificador, misture a manteiga, os ovos inteiros, o leite e o melado de cana. Bata até que a mistura fique homogênea. Então, acrescente a farinha de trigo e continue a bater até agregar toda a farinha. Adicione o fermento e misture-o a massa manualmente e de forma suave. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e deixe descansar por 10 minutos para o fermento agir. Coloque depois no forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos.

Fonte: Campanha Doce Equilíbrio – 16/03/2018

Veja também