Notícias

Ubrabio pede aumento do percentual de biodiesel no diesel

21 de Maio de 2019

Notícias

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) afirmou hoje, em nota, que a mistura obrigatória do biocombustível na composição do diesel precisa aumentar para evitar uma “crise iminente” na indústria.

O aumento da mistura do biodiesel ao diesel para 11% estava previsto para junho, mas foi adiado após as indústrias relatarem problemas nos testes em automóveis. Atualmente, a percentual de biodiesel no diesel é de 10%.

Em junho, acontece o 67° Leilão de Biodiesel ANP, para abastecer o país nos meses de julho e agosto. ”Sem o B11, haverá um efeito cascata que pode levar a indústria a 40% de ociosidade”, estimou o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, em nota.

O último leilão bimestral registrou sobreoferta de mais de 408 milhões de litros, ou 30% do volume ofertado.

“Em abril, o setor ofertou 1,3 bilhão de litros, com a expectativa de atender ao aumento do B10 para o B11. Mas foi surpreendido pela mudança no cronograma previsto na Resolução CNPE n° 16/2018”, disse.

O cronograma aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no final do ano passado estabelece o aumento de 1% ao ano no teor de biodiesel adicionado ao diesel fóssil até 2023. Com isso, a previsão é alcançar o B15 (15% de biodiesel no diesel) até março de 2023.

Valor Econômico - 20/05/2019

Veja também