Notícias

Temperatura cai, mas sem risco de geada em cana, café e milho, diz Climatempo

04 de Julho de 2017

Notícias

O clima deve continuar firme, com muito frio, ao longo desta semana, entre as regiões Sul e Sudeste do País. A queda acentuada da temperatura é resultado da presença de uma massa de ar polar sobre a faixa leste dessas regiões, informa a Climatempo.

Apesar disso, "não há risco para a ocorrência de geadas amplas que possam provocar perdas nas lavouras, principalmente, de cana-de-açúcar, café e milho safrinha", informa a Climatempo, em boletim meteorológico.

Muitas localidades amanheceram esta segunda-feira (3) com temperaturas abaixo de 10 graus. "Com temperaturas abaixo de 5 graus, certamente várias áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram geada. O Instituto Nacional de Meteorologia reportou oficialmente geada em Bom Jesus (RS)", comenta a Climatempo.

Além do frio, a segunda-feira também começou com tempo firme e sem previsão de chuva. Esse deverá ser o padrão meteorológico ao longo de toda a semana (tempo firme e muito frio).

Em muitos municípios do Paraná, São Paulo e da região do sul de Minas Gerais as temperaturas poderão ficar próximas dos 5 graus nas próximas madrugadas, mesmo assim, não há riscos para ocorrência de geadas generalizadas.

Segundo a meteorologia, o tempo só deve registrar mudanças na semana que vem, quando há previsão do retorno da chuva sobre a Região Sul e parte da Região Sudeste. Por conta desse padrão meteorológico, os trabalhos de colheita, plantio e preparo do solo continuarão sendo realizados sem grandes transtornos no decorrer da semana por todo o Centro-Sul do Brasil.

"Só há previsão de chuva para a faixa leste do Nordeste, onde o solo se mantém com bons níveis de umidade, beneficiando, assim, o desenvolvimento das lavouras", estima a Climatempo.

(Fonte: Estadão Conteúdo – 04/07/17)

Veja também