Notícias

Temer promulga compromisso do Brasil no Acordo de Paris

07 de Junho de 2017

Notícias

O presidente Michel Temer promulgou nesta segunda-feira (5) o compromisso do Brasil com o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. O documento foi ratificado em setembro do ano passado por Temer e agora, tem força de lei no Brasil. A assinatura foi anunciada em uma cerimônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio do Planalto.

Entre os compromissos assumidos pelo Brasil no acordo estão a redução de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005 até 2025 e aumentar a participação da bioenergia sustentável na matriz energética para aproximadamente 18% em 2030.

"Planeta tem um só e não haverá segunda chance. Por isso, o esforço para protegê-lo deve ser global. Assumimos metas ambiciosas e factíveis e vamos cumpri-las. Estaremos à altura da responsabilidade que assumimos diante do acordo", declarou o presidente após assinar o documento.

Durante a cerimônia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reiterou a preocupação com a saída dos Estados Unidos do acordo na semana passada, anunciada pelo presidente americano Donald Trump. Para Trump, o acordo põe o país norte-americano em desvantagem e beneficia outros países.

Veja os principais pontos do acordo de Paris:

- Países devem trabalhar para que aquecimento fique muito abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC

- Países ricos devem garantir financiamento de US$ 100 bilhões por ano

- Não há menção à porcentagem de corte de emissão de gases-estufa necessária

- Texto não determina quando emissões precisam parar de subir

- Acordo deve ser revisto a cada 5 anos

(Fonte: G1 - 06/06/17)

Veja também