Notícias

Temer discute preço dos combustíveis com Moreira, Padilha e Guardia

21 de Maio de 2018

Notícias

O presidente, Michel Temer, recebe neste início de noite de domingo os ministros Moreira Franco (Minas e Energia), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Eduardo Guardia (Fazenda). A discussão se dá em torno de uma nova política para o preço dos combustíveis. Ainda não há uma solução ou fórmula acertada.

O aumento nos preços dos combustíveis tem sido uma das principais preocupações do Palácio do Planalto. Nesta semana, a Petrobras anunciou reajustes diários no preço da gasolina, refletindo tanto a valorização do barril do petróleo no mercado internacional, quanto à alta do dólar ante o real. “Temos que ter uma solução para isso”, disse o ministro Moreira Franco ao Valor.

Na sexta-feira, em evento no Rio, Moreira já havia afirmado que o governo estava avaliando formas de reduzir o preço dos combustíveis. Os estudos seriam para diminuir os impostos incidentes sobre os derivados, como PIS/Cofins e ICMS.

O ministro disse, também na sexta-feira, que a política de preços da Petrobras “parece acertada”, mas ao ser questionado se o modelo de precificação da estatal pode ser revista, disse que “vamos discutir”.

Antes dessa reunião, Temer recebeu no Palácio do Jaburu, os ministros Raul Jungmann (Segurança Pública) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).

Na segunda-feira, a agenda oficial lista apenas despachos internos. Na terça, o presidente participa de evento de seu partido, o MDB, no qual será lançando o documento “Encontro para o Futuro”, que apresenta as propostas do partido para as eleições.

A expectativa é que também na terça-feira, o MDB manifeste apoio à candidatura presidencial do ex-ministro Henrique Meirelles. A decisão do partido, no entanto, somente deve ser tomada em convenção nacional a ser realizada em julho. Uma ala do MDB mais próxima ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prefere que a sigla permanece sem candidato próprio.

Fonte: Valor Econômico - 20/05/2018

Veja também