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Substituição de diesel por etanol em veículos pesados é uma alternativa a ser considerada

29 de Novembro de 2017

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O avanço mais importante na substituição de diesel por etanol deverá ocorrer com os sistemas híbridos

Polêmico, a meta de substituir diesel por etanol é bem mais ambiciosa, pois a barreira das densidades energéticas é maior e o diesel é usado em acionamento pesado (transporte de passageiros e cargas) e o etanol não explode no motor diesel. Curiosamente, tem sido a forma de substituição mais e melhor experimentada no exterior e no Brasil.

A Ricardo Motors, projetista norte-americana, por exemplo, criou um motor a etanol que substitui um motor diesel duas vezes maior e mais pesado, que aciona uma caminhonete. Essa solução concilia emissões locais e globais e pode resolver os problemas recentes constatados com os carros diesel. Seria, inclusive, melhor que os elétricos a bateria, dado que na maioria dos países a geração de energia elétrica ainda depende fortemente de combustíveis fósseis.

A Scania tem um motor diesel que usa etanol aditivado com 5% de um produto que permite sua explosão. A tecnologia é usada em ônibus e caminhões na Suécia, foi experimentada no Brasil e na ÍNDIA. A Iveco desenvolveu, no Brasil, um motor diesel duo combustível que pode substituir até 40% do diesel, por etanol.

Em 2008, a BOSCH conseguiu criar um protótipo de um motor dual fuel, que pudesse rodar com diesel e etanol. Os componentes especiais incluíam injetores de etanol, sensores de oxigênio e de detonação e uma bomba de combustível. A experiência da Bosch nesse segmento envolveu um veículo Iveco com 64 viagens transportando vinhaça para o campo monitoradas ao longo de quatro meses.

Em resumo, com a substituição média de 38% do diesel por etanol, foi possível alcançar consumo equivalente ao diesel e garantir redução de 30% das emissões de CO2. “O coração do sistema está no seu sofisticado sistema de gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção de dois combustíveis de modo a proporcionar maior eficiência, explica o especialista em calibração de sistemas da divisão diesel da Bosch, Frederico Thische.

De acordo com ele, a utilização de sistemas de controle mais elaborados pode trazer taxas de substituição ainda mais elevadas. Infelizmente, a pesquisa com motores dual fuel diesel/etanol foi descontinuada em 2015 e, por enquanto, não há expectativa de retorno.

O avanço mais importante na substituição de diesel por etanol deverá ocorrer com os sistemas híbridos, em que as rodas são acionadas por motores elétricos e a energia elétrica é gerada a bordo por um sistema acionado por etanol. Essa tecnologia permite que o motor a etanol opere em condição ideal, com maior eficiência. No Brasil há tecnologia desenvolvida por fabricante nacional, a Eletrabus, com o apoio da Itapu Binacional.

A substituição do diesel pelo etanol, no Brasil, reduziria os impactos ambientas decorrentes dos transportes públicos em cidades como São Paulo, onde as emissões do diesel são mais problemáticas. Estimativas apontam que, se os ônibus municipais da capital paulista passassem a usar combustíveis renováveis, quase 13 mil mortes até 2050 poderiam ser evitadas. Mais importante, ainda, seria substituir os quase três bilhões de litros de diesel usados pela agroindústria sucroalcooleira para plantar, colher e transportar a cana.

(Fonte: CanaOnline – 29/11/17)

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