Notícias

SIAMIG participa de Workshop em Biorrefinarias na cidade de Uberlândia

20 de Setembro de 2017

Notícias

Na última sexta-feira (15), aconteceu em na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, o Workshop em Biorrefinarias que discutiu com a comunidade acadêmica o cenário atual e as alternativas futuras para as Biorrefinarias no Brasil no contexto de biocombustíveis (etanol, biodiesel, bioquerosene e outros), além bioprodutos e bioenergia.

O evento com a presença de cerca de 100 pessoas contou com a participação de gerente administrativo da SIAMIG, Douglas Martins, que integrou a mesa redonda. Ele ressaltou a necessidade das inovações serem incentivadas. “O mundo está hoje em busca de inovações, otimização e tecnologias disruptivas, e isso tem esbarrado na falta de cultura das empresas em apoiar essas ações e pesquisas que buscam aperfeiçoamento e desenvolvimento. Para conseguir esse apoio é necessário melhorar a interface e conexão entre indústria e academia”.

Douglas ainda destacou que o setor sucroenergético tem grande potencial para ser fonte ser a fonte energética de produtos ligados às biorrefinarias e que, para isso, as políticas públicas são muito importantes e o RenovaBio, programa que objetiva incentivar a produção e consumo de biocombustíveis na matriz energética brasileira, surge como uma excelente oportunidade.

Além da mesa redonda, o evento contou com os seguintes palestrantes:

- Dr. David Martin Alonso - GlucanBio, Madison/WI USA

- Prof. Donato A. G. Aranda - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro

- Prof. Electo E. S. Lora - Instituto de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Itajubá

- Prof. Jorge L. Colodette - Departamento de Engenharia -Florestal, Universidade Federal de Viçosa

- Prof. Luiz Pereira Ramos - Instituto de Química, Universidade Federal do Paraná

- Dr. Antônio M. Bonomi - Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Etanol, CTBE

(Fonte: SIAMIG – 20/09/17)

Veja também