Notícias

SIAMIG e Fiemg promovem ações de integração da indústria mineira

21 de Março de 2017

Notícias

O setor sucroenergético de Minas Gerais e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) vêm desenvolvendo uma série de ações de fomento e encadeamento produtivo dentro do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), desde o ano passado.

Foram identificadas várias ações que poderiam ser desenvolvidas, como a necessidade de ampliar os negócios do setor no estado na contratação de serviços e aquisição de produtos, especificidades quanto aos equipamentos utilizados no transporte da cana de açúcar do campo à indústria e capacitação empresarial.

Como desdobramento deste trabalho foi realizada uma visita, nos dias 13 e 14 de março, dos representantes do setor metalomecânico do Vale do Aço, nas usinas associadas da SIAMIG, Campo Florido (Grupo Coruripe) e Usina Santo Ângelo, no Triângulo Mineiro, como forma de estreitar os laços com o setor e conhecer melhor as suas necessidades.

O projeto é uma grande ação para o encadeamento das cadeias produtivas no estado e tem como objetivo a integração da indústria mineira na identificação de oportunidades de negócios, no caso com o setor sucroenergético. Fazem parte também dos trabalhos a oferta de soluções tecnológicas por meio do Centro de Excelência em Engenharia-CEE, em implementação no Vale do Aço. 

O setor sucroenergético tem uma grande necessidade de equipamentos e contratação de serviços, principalmente, para manutenção da indústria e do campo, porém a maior pare das compras são realizadas em São Paulo.

“Por isso a importância de um programa como este que dá oportunidade do setor contar com um número maior de empresas ofertantes no mercado, além de contribuir para o desenvolvimento da indústria mineira”, afirma o presidente da SIAMIG, Mário Campos.

Dentre os presentes na reunião, estavam o gerente Administrativo da SIAMIG, Douglas Martins;  os diretores da Santo Ângelo, José Luis Balardin e José Manoel Gomes e o Coordenador Ambiental, Decriê Polastrini; os gerentes Administrativo e Industrial da Campo Florido, Milena de Albuquerque Marinho, e Ademildo de Freitas; os analistas de Projetos da Fiemg, Pedro Peixoto e Daniela Azevedo; gerente de vendas da Usiminas Mecânica, Alex Fabiane Milagres, e o presidente do Sindimiva - Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço, Carlos Afonso de Carvalho.

(Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 20/3)

Veja também