Notícias

SIAMIG apresenta o setor e esclarece mitos em congresso de Uberaba

28 de Junho de 2018

Notícias

O gerente Administrativo da SIAMIG, Douglas Martins, foi palestrante do I Congresso Integrado de Química, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba e Educa Hoje.

Douglas Martins fez uma explanação sobre o cenário do setor sucroenergético em Minas Gerais e no Brasil, falou das perspectivas do Renovabio e destacou os aspectos ambientais e sociais da cana de açúcar e seus produtos. Ressaltou também a importância de o motorista fazer o cálculo do rendimento do próprio carro e não levar em consideração a regra dos 70% no posto, pois o veículo pode render muito mais com etanol. 

Foram esclarecidos muitos mitos que ainda pairam sobre a opinião pública quanto a produção de cana de açúcar e o etanol. O setor hoje é um dos mais sustentáveis do agronegócio com a destinação correta dos resíduos, como a vinhaça que retorna ao campo na forma de adubo; a produção de cana conta com a rotação de culturas contribuindo para a melhoria do solo, além de absorver gás carbônico e eliminar oxigênio no processo de fotossíntese.

O etanol contribui com a redução das emissões de gases do efeito estufa em 90% na comparação com o combustível fóssil, a gasolina.

Mais de 100 alunos e professores do IFTM, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e vários outros da região participaram da palestra. O evento termina amanhã (29).

Fonte: Gerência Comunicação SIAMIG – 28/06/2018

Veja também