Notícias

Setor sucronergético é o maior produtor de energia renovável do país

05 de Junho de 2017

Notícias

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o setor sucroenergético tem muito a comemorar pois comparece como o maior produtor de energia renovável do Brasil ou 16,9% de participação na matriz energética, com a produção de etanol (hidratado e anidro) e a  bioeletricidade (energia elétrica do bagaço de cana).

Em Minas Gerais, somam 34 usinas produtoras, que também geram 54 mil empregos diretos e contribuem para um desenvolvimento econômico e social mais sustentável.

Com o aumento da produção de etanol (anidro+hidratado) nos últimos 10 anos em Minas Gerais ou 18,5 bilhões de litros comercializados para o consumidor final, o setor contribuiu para que se evitasse a emissão de 40,6 milhões de toneladas de gases do efeito na atmosfera.

Para se conseguir uma redução nesse montante haveria necessidade do plantio de 289,8 milhões de árvores no período.

Já a bioeletricidade produzida pelo setor sucronergético em Minas Gerais em 2015 foi de 1.960 GWh, equivalente a ter provido de energia 1 milhão de residências. Essa produção evitou a emissão de 797 mil toneladas de gases do efeito estufa na atmosfera, o que somente seria atingido com o cultivo de 5,6 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

O setor sucroenergético busca também a sustentabilidade em todo o processo produtivo, com a introdução de novas tecnologias como a colheita mecânica e eliminação da queima da cana, a otimização do uso da água na indústria e reutilização de todos os resíduos gerados.

“É um setor que, sem dúvida, tem prestado uma grande contribuição ambiental ao país e ao mundo, na medida que contribui com a redução da poluição e o aquecimento global”, afirma o presidente da SIAMIG, Mário Campos.

(Fonte: Gerência de Comunicação Siamig - 05/06/17)

Veja também