Notícias

Setor sucroenergético em Minas investe na capacitação dos colaboradores

27 de Janeiro de 2017

Notícias

 

As usinas estão aproveitando a entressafra da cana de açúcar  para investir na capacitação dos colaboradores. É o caso das usinas Campo Florido (Coruripe) e do grupo Delta Sucroenergia (Delta, Volta Grande e Consquista), no Triângulo Mineiro, e WD Agroindustrial, no Noroeste de Minas.

Coruripe

Na usina Campo Florido, o foco é a área industrial com os cursos de tratamento do caldo de cana,  que começou no dia 26 e vai até amanhã (28), além dos cursos para a área de destilaria e fermentação do caldo, que iniciam no dia 30/01 e vão até 04/02. Para o dia 01/03 está agendado o curso de liderança assertiva, todos realizados através do Projeto de Competitividade Industrial Regional (PCIR)/Fiemg, envolvendo um total  de 80 colaboradores. As aulas foram ministradas pela professora Flávia Callegari do Senai/Fiemg, com o apoio de Pedro Peixoto, da Gerência de Projetos da Fiemg, e Douglas Martins da Gerência Administrativa da SIAMIG.

Delta

No grupo Delta Sucroenergia, durante ao mês de janeiro (16 a 27) os treinamentos fizeram parte do programa “Competitividade Industrial Regional”, com a participação de gerentes, coordenadores, supervisores, entre outros, envolvendo as três unidades do grupo.  Foram desenvolvidos temas como papel do líder, estilos de liderança, comunicação, feedback, trabalho em equipe, dentre outros.

O programa foi dividido em três etapas: Liderança operacional, Desenvolvimento de habilidades gerenciais e Liderança Assertiva. Os cursos visam desenvolver as habilidades dos gestores com o objetivo de ampliar a visão estratégica, atualizar conceitos de liderança, transformar grupos de profissionais em equipes de alta performance, potencializar os resultados da empresa e propiciar reflexões sobre a gestão de pessoas, identificando as principais competências que contribuem para a liderança.

A semana de treinamentos também levou capacitação profissional para os colaboradores da Industria. Foram realizados treinamentos de tratamento de caldo e Destilaria, ambos com o objetivo de auxiliar no processo e na fabricação de açúcar/ etanol, de acordo com padrões de segurança e higiene.

WD

A WD Agroindustrial realizou uma série de treinamentos no mês de janeiro para seus colaboradores em parceria com o Senar e Senai – Minas, Mercedez Bens e Copecar. Na área agrícola os cursos foram voltados para operador  com transbordo; manutenção do TAP e operação; treinamento Operacional com caminhões Axor 3344 cavalo mecânico; treinamento operacional sobre filtragem de óleo hidráulico e contaminação de solos e água por vazamentos de óleo.  Além do treinamento operacional de manutenção em sistemas de ar condicionado.

No final de cada treinamento os responsáveis das áreas de Segurança e Trabalho, Centro de Operação Agrícola e Meio Ambiente realizaram também um treinamento interno, abordando as  Norma Regulamentadora 6 – EPI, segurança na operação de transbordo, computadores de bordo, resíduos Sólidos, coleta Seletiva, poluição do ar, solo e água.

O objetivo dos treinamentos visa ambientar os novos funcionários, assim como desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento dos trabalhos e sensibilizá-los da real importância de autodesenvolver-se.

 

 

(Fonte: Usinas/Gerência de Comunicação SIAMIG)

Veja também