Notícias

Setor sucroenergético de MG destaca-se na criação de RPPNs

31 de Janeiro de 2018

Notícias

O setor sucroenergético de Minas Gerais comemora, hoje, o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), se destacando como um dos maiores do estado na criação e proteção dessas unidades de conservação.

Parabeniza também os profissionais da área ambiental, hoje, no Dia Nacional do Engenheiro Ambiental, que trabalham diariamente nas necessidades ambientais do setor, a fim de torná-lo cada vez mais sustentável.

As RPPNs do setor somam cerca de 30 ml hectares no estado, localizadas principalmente no Norte de Minas.

Veja as maiores RPPNs do setor em MG:                           

RPPN Porto Cajueiro - Grupo Coruripe                                               

Constituída pela Usina Coruripe, a RPPN Porto Cajueiro, localizada em Januária (Norte de Minas), soma cerca de 12 mil hectares, abrangendo importantes remanescentes do Cerrado, Cerradão e Veredas, junto ao rio Carinhanha, divisa entre os estados de Minas Gerais e Bahia.

No local são realizados projetos socioambientais, como recuperação da mata ciliar, programas de catalogação da avifauna, que identificou 122 espécies de aves, duas ameaçadas de extinção.  Programas de geração de renda através da exploração de frutos do cerrado e artesanato.

A reserva ainda possui um aeroporto equipado com uma estrutura de abastecimento de água para os aviões do Instituto Estadual de Florestas (IEF), utilizados para o combate a incêndios, sede equipada com telefone e internet, torre de observação e toda infraestrutura de maquinários.                      

RPPN Vereda da Caraíba - Usina Santo Ângelo                                                                               

Localizada no município de Bonito de Minas (Norte de Minas), a RPPN Vereda da Caraíba, do Instituto de Pesquisa e Preservação Ambiental Santo Ângelo, criada desde 2008, possui cerca de 10,5 mil hectares.

A área é constituída do bioma de Cerrado e abriga aves raras e uma rica flora. Toda ela recortada por muitas veredas (daí o nome do local), que alimentam o rio Gibão e o Carinhanha. O rio Gibão é um afluente do rio Carinhanha que, por sua vez, é importante contribuinte da margem esquerda do rio São Francisco.

Além da sede, a RPPN possui motocicleta para segurança da área, trator e tanque pipa para combate a incêndios. Conta também com uma torre de observação, casas de pesquisador e hóspedes, galpão para guardar o maquinário etc.     

RPPN Chapada Gaúcha (Grupo Delta)                                                                                                

O Grupo Delta também investe na preservação do meio ambiente com a criação de uma RPPN no município de Chapada Gaúcha (Norte de Minas) denominada Aldeia.  A área possui mais de 7 mil hectares.

Fonte: SIAMIG - 31/01/2018

 

Veja também