Notícias

Setor agropecuário discute desafios ambientais

02 de Junho de 2017

Notícias

A expectativa de atender à demanda mundial crescente por alimentos, o que segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) demandará um incremento de 40% da produção agropecuária do Brasil até 2050, é um grande desafio para os produtores de Minas Gerais.

Para atender às expectativas, a produção agrícola e pecuária precisará crescer de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e utilizando de forma consciente e eficiente os recursos naturais, principalmente a água, energia e o solo. Ainda é preciso avançar, mas os produtores de Minas Gerais já estão em busca da produção sustentável.

Para alinhar e auxiliar no desenvolvimento das ações necessárias para que a produção cresça de forma sustentável, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) promoveu, ontem o IV Seminário Ambiental, cujo tema “Inteligência Territorial e Sustentabilidade”, foi amplamente discutido. O evento é uma das ferramentas para orientar os produtores e pessoas que atuam no campo

De acordo com o presidente da Faemg, Roberto Simões, a entidade tem buscado auxílio junto a profissionais especializados para criar uma base de dados concreta que servirão de apoio para o planejamento de ações que impulsionem a produção e, ao mesmo tempo, contribua o uso sustentável dos recursos naturais. As informações também serão relevantes para a atualização do Código Florestal, que segundo Simões, já requer ajustes.

“A sustentabilidade é uma palavra e uma ação que não sairá da nossa vida até o final dos tempos. Temos que produzir com sustentabilidade e já temos progressos na área que são fantásticos. A metodologia desenvolvida pelo Inaes é uma novidade muito importante que vai auxiliar o produtor rural a utilizar, da melhor forma, os recursos disponíveis para alavancar a produção e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente”, explicou.

(Fonte: Diário do Comércio - 02/06/17)

Veja também