Notícias

Senador critica importação de etanol dos Estados Unidos

14 de Julho de 2017

Notícias

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) criticou em discurso a importação de etanol à base de milho dos Estados Unidos. Segundo ele, o crescimento das compras externas de etanol alcançou 400% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

Armando destacou ainda que a quantidade representa o dobro do volume importado em todo o ano passado e corresponde a 83% de toda a produção nordestina de etanol. O senador afirmou que defende uma economia aberta, com competitividade, mas o cenário atual tem produzido desequilíbrios importantes.

De acordo com o senador, do ponto de vista ambiental, o etanol de cana-de-açúcar produzido no Nordeste é mais sustentável do que o importado, que é feito de milho. Segundo Armando Monteiro, a importação está desequilibrando o mercado, ameaçando o emprego na região e não melhora o preço do produto para consumidor final.

“Se nós estivéssemos fazendo importação para estabelecer uma concorrência de modo a que os preços para o consumidor pudessem ser ou reduzidos ou estabilizados, mas não é isso o que está acontecendo”, destacou.

(Fonte: Agência Senado – 13/07/17)

Veja também