Notícias

Selo Energia Verde 2018 é entregue na Fenasucro & Agrocana

24 de Agosto de 2018

Notícias

Durante a Fenasucro & Agrocana, a maior feira do setor sucroenergético, realizada nesta semana (21/08 a 24/08) em Sertãozinho (SP), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) entregou mais dois Selos Energia Verde. Foram certificadas a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana), como consumidora de bioeletricidade no mercado livre de energia, e a usina geradora Viralcool, produtora de bioeletricidade.

Desde 2015, o Selo certifica empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar. O programa é uma iniciativa da UNICA com a cooperação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, e o gerente-executivo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Carlos Dornellas, entregaram os certificados para Antonio Tonielo, presidente do Conselho Administrativo da Viralcool, e Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, presidente da Copercana e da Canaoeste. A Copercana adquire bioeletricidade diretamente da usina Viralcool no mercado livre de energia elétrica.

Atualmente, 67 usinas sucroenergéticas detêm o Selo Energia Verde. “Essas empresas, ao longo de 2018, devem produzir 17,2 mil GWh, equivalente ao consumo anual de energia elétrica de mais de 9 milhões de residências, ou o mesmo que evitar a emissão de 5 milhões de CO2 na atmosfera, marca que somente seria atingida com o plantio e manutenção de 36 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos”, comenta Zilmar Souza, gerente em Bioeletricidade da UNICA.

Selo Energia Verde

Para que uma empresa consumidora receba o Selo é necessário que ela tenha consumido pelo menos 20% de energia elétrica entregue por usinas de biomassa de cana-de-açúcar, dentre outras diretrizes. Tal volume deve ser adquirido no Ambiente de Contratação Livre (ACL), diretamente das usinas produtoras de bioeletricidade ou de companhias associadas à Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), entidade também apoiadora da iniciativa da UNICA.

As usinas geradoras de bioeletricidade recebem o Certificado Energia Verde desde que atendam critérios de sustentabilidade e requisitos de eficiência energética, além de estarem adimplentes junto à CCEE e à UNICA. A lista de empresas certificadas pode ser acessada aqui.

Fonte: UNICA – 24/08/2018

Veja também