Notícias

Scott Pruitt renuncia à chefia da agência de proteção ambiental dos EUA e alivia produtores de etanol

06 de Julho de 2018

Notícias

O chefe da agência de proteção ambiental do governo dos Estados Unidos (EPA), Scott Pruitt, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (5), de acordo com o presidente do país, Donald Trump.

“Eu aceitei a renúncia de Scott Pruitt como administrador da Agência de Proteção Ambiental”, anunciou o presidente via Twitter. “Dentro da agência, Scott fez um excelente trabalho e eu sempre serei grato por isso. O Senado confirmou que o vice-presidente da EPA, Andrew Wheeler, assumirá nesta segunda-feira as funções de chefia da EPA. Não tenho dúvidas de que Andy continuará a grande e duradoura agenda da EPA. Fizemos um tremendo progresso e o futuro da EPA é brilhante!”.

Wheeler, que já foi lobista do setor de carvão, deve permanecer no cargo até a indicação definitiva, a ser realizada por Trump.

Pruitt agradou o presidente americano ao revogar regulamentações ambientais, mas recebeu duras críticas e questionamentos éticos da oposição e de organizações não-governamentais. Ele realizou diferentes viagens de primeira classe com o dinheiro do governo norte-americano, fez conexões com lobistas e com grupos empresariais. Foi acusado de usar o próprio escritório para assuntos pessoais, e criou uma cabine telefônica à prova de ruídos.

“Alívio” para produtores de etanol

A renúncia de Scott Pruitt foi recebida como um “alívio” para o Meio-Oeste americano, afirmou Bob Dineen, presidente da Associação de Combustíveis Renováveis (RFA) do país.

Conforme noticiado pelo Valor Econômico, Dineen disse que Pruitt encarava o Programa de Combustíveis Renováveis do país (RFS) como se fosse a “Primeira Estratégia das Refinarias” (Refinery First Strategy, mantendo a sigla original).

Para o presidente da associação, a tentativa do ex-secretário de bloquear a recomendação de Donald Trump para acabar com as restrições à mistura de 15% do etanol na gasolina (E15) “teve um papel em sua demissão”. Ele acredita que a gota d’água tenha sido a proposta da EPA para o mandado de biocombustíveis para o ano que vem.

“Nós esperamos trabalhar com o atual secretário Andy Wheeler, cuja longa carreira focando em políticas que reconhecem o crescimento econômico e a proteção ambiental não são mutuamente excludentes e minadas por um viés antietanol e antiprodutor”, defendeu.

Reações à renúncia

Muitos congressistas democratas e até alguns colegas republicanos já haviam pedido a renúncia de Pruitt.

Da perspectiva política, no entanto, Trump diz que ele foi um dos "membros mais efetivos do gabinete". O presidente dos EUA elogiou o chefe da EPA por revogar o programa de Barack Obama para reduzir as emissões de carbono das usinas, conhecido como "Plano de Energia Limpa". Pruitt também foi fundamental na decisão de saída do país do Acordo de Paris, com metas internacionais para o combate ao aquecimento global.

Gerry Connolly, representante dos democratas, disse após a renúncia: "O reino de corrupção de Scott Pruitt finalmente acabou. Ele fez criaturas pantanosas sentirem vergonha com seus excessos descarados. Tudo foi tolerado porque Trump gostava de seu fanatismo. Vergonha".

Fonte: G1 – 06/07/2018

Veja também