Notícias

Rota 2030 trará ‘segurança jurídica’, diz Toyota

03 de Maio de 2018

Notícias

O presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, disse que a implantação do Rota 2030, que está sendo finalizado pelo governo, vai dar “previsibilidade” e “segurança jurídica” para os novos investimentos das montadoras no Brasil.

O executivo falou com a imprensa após reunião com o presidente Michel Temer no Planalto.

Chang afirmou que os benefícios que serão assegurados pela renovação do programa Rota 2030 viabilizarão o avanço também na área de tecnologia, para que no futuro sejam produzidos híbridos e carros elétricos no Brasil.

Segundo ele, com o início do terceiro turno de produção nas fábricas da empresa no Brasil a partir de novembro, anunciado há pouco, devem ser criadas 1.570 vagas de emprego. A previsão é de que sejam criadas 870 vagas nas fábricas da Toyota em Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior paulista, e pelo menos 700 postos nas redes de fornecedores. Ele acrescentou que a produção da empresa saltará de 108 mil para 160 mil unidades ao ano.

O ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, Marcos Jorge de Lima, completou que a equipe da pasta está reunida com técnicos do Ministério da Fazenda e da indústria automobilística para finalizar o Rota 2030. Ele relembrou que há cerca de um mês, a Fiat Chrysler também anunciou o início do terceiro turno de produção em sua fábrica em Pernambuco.

Rota 2030 deve ser anunciado na semana que vem, diz ministro 

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, afirmou nesta quarta-feira que o novo programa para a indústria automotiva, Rota 2030, deverá ser anunciado na próxima semana pelo presidente Michel Temer.

Segundo Jorge, o governo está fechando com representantes da indústria esta semana para finalizar o programa, que deverá ter regras iguais para produção local e para importadores, seguindo as normas da Organização Mundial do Comércio.

Fonte: Valor Econômico / Reuters - 02/05/2018

Veja também