Notícias

Risco energético será monitorado semanalmente

26 de Outubro de 2017

Notícias

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou que se reunirá semanalmente para acompanhar o cenário hidrológico desfavorável que tem dificultado a recuperação do nível dos reservatórios de água das grandes usinas.

Segundo o colegiado, que se reuniu ontem, já está agendada próxima semana a reunião ordinária referente ao mês de novembro, ocasião em que as condições de atendimento serão reavaliadas.

Em nota oficial, o comitê ressaltou que "mantem-se o cenário apresentado na reunião anterior de anomalias negativas de precipitação na região central do Brasil". Essa referência é feita à área de abrangência das bacias hidrográficas de "maior relevância" (Sudeste/Centro-Oeste) para a geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

"A transição para o período úmido [chuvoso] permanece atrasada em relação ao histórico", informou o comunicado. Além de não pode contribuir de maneira expressiva com a oferta de energia, a região Sudeste/Centro-Oeste responde por uma perspectiva de aumento de demanda por energia elétrica, com o registro "um pouco acima do previsto" até final do ano 2017.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) destacou que "o ano de 2017 configura-se como um dos piores anos do histórico e o mês de setembro verificou-se como o pior do histórico, em termos de energias naturais afluentes nas principais bacias hidrográficas de interesse para a geração hidrelétrica do SIN".

Apesar do cenário das dificuldades enfrentadas pelo setor elétrico, o CMSE destacou que "está garantido o suprimento eletroenergético do sistema, com previsão de manutenção do elevado custo associado à geração".

(Fonte: Valor Econômico - 26/10/17)

Veja também