Notícias

Representação e associativismo

09 de Janeiro de 2019

Notícias

Está em nosso DNA. O Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), como entidade integrante do Sistema FIEMG, foi criado para representar e defender as empresas industriais do estado e suas cadeias produtivas. É o associativismo e a capacidade de reunir e aglutinar empreendedores que nos confere força e legitimidade para cumprirmos, com resultados positivos, nossa valorosa missão.

A partir de janeiro de 2019, Minas Gerais e o Brasil estarão sob o comando de novos governantes, o que nos renova a oportunidade de enfrentar importantes desafios que, hoje, atravancam o desenvolvimento do estado e do país. Para tanto, o empresariado precisa estar unido e coeso, com posicionamento firme. Não abriremos mão de defender nossas posições em favor do desenvolvimento e da geração de oportunidades.

Faremos isso ampliando e reforçando as nossas plataformas associativas, agregando, cada vez mais, empresários em torno de causas comuns. Será assim no CIEMG. Será assim em todo o Sistema FIEMG e nas entidades de classe coirmãs que representam os demais setores produtivos brasileiros – agricultura, comércio, serviços, cooperativismo, transportes.

Os benefícios de estarmos unidos são muitos. Juntos, construímos e reforçamos pleitos que são de muitos – que são da sociedade e do país. Coesos, defendemos a atividade empreendedora e a livre iniciativa em diferentes instâncias.

Os exemplos mais recentes são muitos e importantes. Nos últimos meses, o Sistema FIEMG obteve importantes vitórias judiciais em ações impetradas pelo CIEMG e pela própria Federação das Indústrias de Minas Gerais. Foi assim na recente decisão da Justiça em favor do mandado de segurança que impetramos contra as multas aplicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres em função do tabelamento de frete no país, que consideramos ilegal, que vale para todas as empresas associadas ao CIEMG. Igualmente, fomos vitoriosos na revogação do Registro 0210 do Bloco K, que impunha às empresas a exigência de apresentação, ao Fisco, de informações sobre o consumo de insumos utilizados nos seus processos produtivos. Foram ações movidas em benefício de todos – da indústria, de sua cadeia produtiva e do país.

Retirar entraves como esses faz parte do dia a dia do CIEMG e do Sistema FIEMG. Com transparência, atuamos na representação da atividade empreendedora. De forma legítima, o associativismo empresarial é uma poderosa arma na construção de um país capaz de produzir riquezas e gerar oportunidades.

"É o associativismo e a capacidade de reunir e aglutinar empreendedores que nos confere força e legitimidade para cumprirmos, com resultados positivos, nossa valorosa missão"

Agência FIEMG de Notícias - 03/12/2018

Veja também