Notícias

Relação etanol/gasolina é a mais baixa para março desde 2015

05 de Abril de 2017

Notícias

A relação entre os preços do etanol e os da gasolina diminuiu para 73,70% em março em relação a fevereiro (76,57%), mas continua acima da marca de 70%, considerada favorável por alguns especialistas. É o que mostram dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgados terça-feira (4). Apesar da aceleração de um mês para o outro, o resultado é o mais baixo para março desde 2015, quando alcançou 65,51%.

A expectativa é que a equivalência entre os preços dos dois combustíveis diminua cada vez mais, já que a colheita de cana-de-açúcar está no início e tende a se alongar até o último trimestre. "Com isso, os preços do etanol na bomba devem cair mais e puxar os da gasolina", afirma o economista da Fipe, André Chagas, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a taxa de inflação na capital paulista.

Isso porque, explica, além de o álcool hidratado ser concorrente direto, a gasolina recebe 27% de etanol anidro em sua composição.

No IPC-Fipe, o etanol ficou 6,53% mais barato no fim de março, depois de cair 1,86%. Já os preços da gasolina tiveram queda de 2,41% no terceiro mês do ano, depois de ceder 0,78%. A inflação na cidade de São Paulo, por sua vez, ficou em 0,14%, na comparação com o recuo de 0,08% em fevereiro.

O resultado ficou perto do teto das expectativas da pesquisa do Projeções Broadcast, de 0,15%, que tinha piso de 0,09% e mediana de 0,11%

(Fonte: Estadão Conteúdo - 04/04)

Veja também