Notícias

Recarga de carros elétricos e híbridos: tendência ou realidade para o seu posto?

09 de Maio de 2019

Notícias

A produção e a venda de carros elétricos e híbridos no Brasil ainda engatinha para se tornar uma realidade nacional, mas ao que tudo indica, é só mesmo uma questão de tempo. Prova disso, é a visão estratégica de muitos revendedores que saíram na frente e já adaptaram seus postos com as novas “bombas” carregadoras.

Para se ter uma ideia real dos números dessa tendência, nosso país já lidera o serviço de recarga de carros elétricos e híbridos e conta com mais de 120 postos adaptados. E o seu? Será que vale a pena entrar nessa corrida agora ou ainda acredita que falta tempo para o mercado aquecer de fato?

Para orientar você um pouco mais sobre o atual cenário, as expectativas para o futuro e tudo o que é preciso para adaptar a sua pista com esses equipamentos, preparamos este post exclusivo com dicas e informações úteis.

Afinal, qual a diferença entre carros elétricos e híbridos? 

Os carros híbridos são aqueles cujo o funcionamento se caracteriza por duas motorizações diferentes, que podem funcionar de forma independente ou conjunta. Normalmente, inclui um propulsor à combustão (gasolina, etanol, diesel etc.) e um motor elétrico. Esse último funciona como apoio ao primeiro, tendo baterias especiais de autonomia bem reduzida.

Vale ressaltar que os carros com GPL não devem ser confundidos com veículos híbridos por funcionarem com dois tipos de combustíveis, já que, nesse caso, há um único motor e tanto o gás, como a gasolina, alimentam o mesmo bloco de forma simultânea.

Já os carros elétricos operam 100% com energia voltaica e não necessitam de nenhum tipo de combustível fóssil para o seu funcionamento, reduzindo por completo a emissão de CO2 no ar. Apesar dos benefícios para o meio ambiente, na prática, poucos são os que conseguem ter uma autonomia significativa, além dos preços um tanto quanto salgados. Mesmo assim, algumas produtoras já demonstram interesse no mercado e anunciam seus modelos com o Renault Zoe, o Nissan Leaf, o Smart, o BMW i3, JAC iEV 40, o Chevrolet Bolt e a recém-chegada chinesa Hitech Eletric.

E se eu quiser adaptar meu posto de combustível para carros elétricos e híbridos? 

Hoje, de acordo com a Aneel, as regulamentações são mínimas, inclusive, prevendo a atividade livre e sem tarifas comerciais fixadas, diferente do que ocorre com os combustíveis convencionais. 

Sendo assim, na prática, qualquer revendedor pode oferecer o serviço aos seus clientes e instalar seus pontos de recargas, pagando à concessionária apenas o valor da energia consumida como qualquer outro equipamento.

Apesar disso, para o posto começar a atender consumidores com carros elétricos e híbridos é preciso passar por algumas modernizações e, claro, por alguns investimentos. Confira abaixo!

Equipamentos

Uma das principais dúvidas sobre os carros elétricos e híbridos é, justamente, sobre o funcionamento da recarga. Afinal, para que levar o veículo até um posto de combustível, se teoricamente, é possível carregá-lo em qualquer tomada?

A questão é simples! Apesar de alguns modelos serem recarregáveis na rede elétrica caseira ou mesmo já existirem totens especiais e de baixo custo para o uso doméstico, esse processo leva, em média, 8 horas para se completar.

Já os equipamentos de recarga rápida, indicados para os postos, fazem o serviço todo em até 30 minutos e os preços variam de acordo com o fabricante e seus modelos, com valores médios a partir de R$ 20 mil.

Funcionários 

Como tendência mundial, o manuseio desses equipamentos costuma ser feito pelo próprio cliente. Mesmo assim, em caso de instalação dessas estações de recargas, é fundamental que toda a equipe esteja capacitada e pronta para orientar e operar o equipamento, podendo, inclusive, incluir metas e ações ligadas a esse novo serviço.

Gestão

Realizar uma gestão detalhada e eficiente é estratégia fundamental para qualquer posto de combustível. Hoje, graças à tecnologia e o avanço dos softwares de Business Inteligente, o revendedor consegue gerir suas vendas e clientes de uma forma simples, prática e segura.

Isso é essencial para todos os casos! Porém, ao expandir seu negócio com novos serviços, como a oferta de recargas de carros elétricos e híbridos, certamente seus números vão aumentar, seja com a venda direta do combustível, com o faturamento de sua loja de conveniência ou com as ações de seu programa de fidelidade.

Sendo assim, é imprescindível controlar todos esses números, criar estratégia, fidelizar os novos consumidores e recuperar aqueles inativos. Portanto, invista em um sistema completo e se destaque no mercado!

E o que mercado espera dos carros elétricos e híbridos?

Apesar dessa modernização automotiva parecer algo distante para a realidade nacional, especialistas são otimistas e, como todos os avanços tecnológicos de hoje, basta um piscar de olhos para todo o cenário mudar.  

Além disso, programas e ações do governo, como o Rota 2030, visam estimular o setor com novas tecnologias e alternativas limpas por parte das montadoras, o que inclui estudos e testes para a criação de novos modelos de carros elétricos e híbridos

Tudo isso prova que, mesmo ainda distante dos EUA e Europa, o Brasil já embarcou nessa corrida e, podemos dizer que se trata apenas de uma questão de tempo e, ao que indica, será bem breve! 

Enfim, essas são nossas dicas e informações sobre um assunto que ainda gera dúvidas e cria expectativas em nosso mercado. No entanto, independentemente dos fatos e previsões, não há dúvidas que estamos em uma era de constantes mudanças e tendências a cada dia, que nos obriga a sempre estarmos alertas às novidades e aptos à uma gestão eficiente. 

Gostou do nosso post sobre carros elétricos e híbridos? Então, compartilhe o artigo com outros amigos revendedores e clientes e confira as suas opiniões. Até a próxima!

Blog Clubpetro - 09/05/2019

Veja também