Notícias

Raízen vê chance para importar etanol

20 de Março de 2018

Notícias

Ainda que todas as estimativas apontem para um crescimento da produção de etanol na nova safra do Centro-Sul (2018/19), que começa oficialmente em abril, a Raízen Energia continua posicionada para aproveitar eventuais "oportunidades" para importar o biocombustível, sinalizou ontem Luis Henrique Guimarães, CEO da joint venture entre Shell e Cosan, em encontro com investidores e analistas. "Temos conhecimento de mercado, vamos capitalizar oportunidade para suprir a rede e nosso mercado e ganhar dinheiro com oportunidades que forem surgindo", disse o executivo.

Guimarães avalia que haverá aumento da produção doméstica de etanol por causa da vantagem do produto em relação ao açúcar para as usinas, o que deve atender parte demanda da próxima safra. Mas ele não descartou a possibilidade de novas janelas para importar etanol. Ele preferiu não prever se as importações serão maiores ou menores que na safra atual devido às incertezas macroeconômicas. "A tendência é de estabilidade. Mas vai depender, porque é [uma questão] de mercado", disse, argumentando que as oscilações do dólar e do petróleo podem afetar projeções.

Na safra atual, que termina no fim do mês, o Brasil importou 1,43 bilhão de litros de etanol até fevereiro, um pouco mais do que em toda a temporada passada (1,42 bilhão de litros). A maior parte ficou concentrada no início da safra e em agosto, quando os importadores anteciparam as compras em função do início da vigência da tarifa de 20% fora da cota de 600 milhões de litros ao ano.

A Raízen tem sido uma das principais importadoras de etanol nas últimas duas safras, já que tem estrutura para realizar esse tipo de operação, além de atuar na distribuição de combustíveis. O CEO da empresa disse que "o Brasil vive uma necessidade de importação, mas não é um negócio cavalar".

Em sua avaliação, a demanda interna por etanol está "enorme", e o produto está oferecendo uma "excelente precificação", o que deve continuar na próxima safra. Esse consumo, disse, é impulsionado mais pela atratividade do etanol do que pelo comportamento geral da demanda por combustíveis leves (ciclo Otto).

Para o executivo, a recuperação da demanda do ciclo Otto está "um pouco mais lenta do que esperávamos". Em geral, as vendas de combustíveis têm melhor desempenho que a atividade econômica. Mas, Guimarães ressaltou que a renda do consumidor ainda não melhorou e que os preços dos combustíveis ainda estão altos, o que ele atribuiu à elevação dos impostos ano passado e à alta do petróleo.

A retomada da demanda por etanol, afirmou, tem se dado por causa dos elevados preços da gasolina, ignorando inclusive a correlação de 70%, e pela "melhor performance dos carros flex".

Fonte: Valor Econômico - 20/03/2018

Veja também