Notícias

Raízen foca a excelência operacional

02 de Dezembro de 2016

Notícias

Na opinião de Eduardo Calichman, diretor industrial da Raízen, há dois tipos de possibilidade de crescimento e ampliação da produção açucareira: crescendo a produção com os ativos disponíveis e aumentando a capacidade da fabricação. O grande foco da indústria nesse momento de valorização da commodity está na potencialização dos ativos.

A Raízen, que é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de açúcar, tem como mix atual a produção de 55% de açúcar e 45% de etanol. A estratégia da companhia está atrelada à demanda, podendo sempre alterar este mix de acordo com o mercado.

As unidades da Raízen têm capacidade total de produção, por ano-safra, de aproximadamente 4,5 milhões de toneladas de açúcares (branco e VHP). Atualmente, das 23 unidades do Grupo, apenas a de Jataí-GO produz exclusivamente etanol. Outras duas fabricam apenas açúcar: São Francisco, em Elias Fausto, SP, e Tamoio, em Araraquara, SP. As demais 20 unidades da companhia produzem tanto açúcar como etanol, sendo que a usina de maior capacidade é a Usina da Barra, localizada em Barra Bonita, SP.

De acordo com Calichman, num ano bom para o açúcar, fazer o “arroz com feijão bem-feito, bem temperado”, assegura a fabricação de mais açúcar na indústria. Para isso, é preciso foco na excelência operacional, com disseminação das boas práticas de produção. “O que temos feito é maximizar a tecnologia com os ativos que temos hoje e obter o maior aproveitamento da cana moída, seja ela destinada ao açúcar ou ao etanol.” Além disso, a empresa tem investido para melhorar o grau de automação das operações, sempre visando níveis ótimos nos processos.

Como nas demais empresas do setor, as unidades da Raízen enfrentam a elevação do índice de impurezas que chegam com a cana na indústria. “Isto dificulta o processo produtivo. O que temos buscado é trabalhar da forma mais integrada e sinérgica entre as áreas agrícola e industrial, para conviver com as impurezas.”

Após algumas safras com preços em retração, é hora de cuidar dos detalhes para aproveitar bem esta temporada de bons preços.


(Fonte: CanaOnline – 02/12) 

Veja também