Notícias

Queda de preços do etanol começa a chegar aos postos

21 de Fevereiro de 2017

Notícias

A queda dos preços do etanol hidratado, que vem ocorrendo desde o início do ano nas usinas, começou a ser repassada para os motoristas da maior parte do país apenas na semana passada.

Entre os dias 15 e 21, os preços do biocombustível recuaram em 16 Estados e só subiram em dez unidades federativas, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural  e Biocombustíveis (ANP).  Até então, os preços do etanol vinham caindo basicamente nos Estados mais próximos dos centros produtores.

Nas usinas, porém, os preços vêm em baixa desde a primeira semana do ano. O indicador Cepea/Esalq para o etanol hidratado já recuou 9,7% desde a semana de 2 a 6 de janeiro até a semana de 13 a 17 de fevereiro. Esse movimento tem influenciado os preços do etanol anidro, que pelo indicador Cepea/Esalq, acumula queda de 15,7% no mesmo período.

Essa desvalorização ocorre justamente em época de entressafra, quando normalmente as cotações costumam se manter mais altas do que no decorrer do ano.

Segundo Willian Hernandes, sócio da consultoria FG/A, a retração do consumo de etanol hidratado observada ao longo do ano passado, decorrente dos altos preços do produto até então, fez com que, neste início de ano, as distribuidoras diminuíssem a quantidade comprada das usinas, o que vem derrubando o preço pago às unidades produtoras.

"A restrição de consumo que se viu quando a paridade [de preços entre o etanol e a gasolina] ultrapassou 75% foi muito alta", disse.

Essa queda de preços observada pelas unidades produtoras ainda deve continuar a ser repassada aos motoristas nas próximas semanas, acredita Hernandes. Já nas usinas, a tendência é de estabilização das cotações até o fim da entressafra, embora o período possa ser de forte volatilidade dos preços.

"São semanas de ajuste. Pode ter alguma reversão, com algum player que decida segurar preços com restrição de produto. Ou pode ocorrer o inverso, com alguma usina que inicie a safra mais cedo, ou liquide os estoques", afirmou.

Segundo Hernandes, as usinas que seguraram as vendas de etanol no fim do último trimestre do ano passado acabaram concentrando as vendas ainda em janeiro e conseguiram evitar vender o produto a preços ainda mais baixos, como observado nas últimas semanas.

Embora o preço do açúcar em reais também esteja em queda com a desvalorização do dólar, o recuo dos preços do etanol para as usinas está mais acentuado, garantindo que o açúcar ofereça um "prêmio" em torno de 25% sobre o biocombustível, segundo a FG/A.

(Fonte :  Valor – 21/2)

Veja também