Notícias

Produção de cana-de-açúcar deve subir 7,7% no Estado, diz a Conab

20 de Dezembro de 2019

Notícias

A produção de cana-de-açúcar, em Minas Gerais, foi estimada em 68 milhões de toneladas na safra 2019/20, o que representa um aumento de 7,7% frente à safra anterior. No Estado, a maior parte da cana será destinada à produção de etanol, uma vez que o mercado do biocombustível está mais favorável que o do açúcar. Os dados são do 3º Acompanhamento da Safra Brasileira de Cana-de-Açúcar, divulgado, ontem, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com os pesquisadores da Conab, o clima foi favorável para o desempenho da safra. A boa distribuição das chuvas, especialmente no período entre fevereiro e abril, contribuiu para o desenvolvimento da cana-de-açúcar, assim como a posterior redução dos índices pluviométricos no momento da colheita. Desta forma, as condições climáticas são consideradas benéficas ao longo do ciclo, mesmo com o registro de geada (início de julho) em algumas regiões produtoras, principalmente aquelas localizadas em áreas de baixada e de altas altitudes.

O resultado disso foi o acréscimo na produtividade média em comparação à safra passada, chegando a 82,5 toneladas de cana por hectare, 10,8% maior que na última safra. Além das boas condições climáticas que ocorreram durante a primeira metade do ano, outro fator que promoveu a produtividade, segundo os pesquisadores da Conab, foi o pacote tecnológico utilizado no campo. Entre as ações desenvolvidas, houve a renovação gradual das lavouras, com introdução de novas variedades, melhoria no manejo da cultura, com redução de possíveis falhas durante o plantio, e melhoria nos tratos.

Em Minas Gerais, a área em produção de cana foi estimada em 824,3 mil hectares, espaço 2,8% menor. A diminuição de área se deve ao cultivo de soja e milho, produtos que têm boa rentabilidade. O percentual de colheita mecanizada é de 97,3%, com o uso de 578 colhedoras.

Distribuição – Com os preços de comercialização do açúcar aquém do esperado, a destinação de cana-de-açúcar está maior para a fabricação de etanol. Da produção de 68 milhões de toneladas de cana, 44 milhões serão voltadas para o biocombustível, alta de 10,3% frente ao volume destinado na safra anterior.

A produção de etanol total, em Minas Gerais, deve alcançar 3,6 bilhões de litros, alta de 11,4% ou 370,1 milhões de litros a mais.

Das 44 milhões de toneladas de cana, a maior parte será para a fabricação de etanol hidratado. A estimativa aponta para o esmagamento de 30,5 milhões de toneladas de cana, volume 3,7% maior que o registrado na safra 2018/19. A projeção é de produzir 2,53 bilhões de litros de etanol hidratado, o que, se alcançado, será 5% maior.

Para a fabricação de etanol anidro serão destinadas 13,5 milhões de toneladas de cana, variação positiva de 28,7%. A produção vai crescer 30,3%, somando 1 bilhão de litros.

A produção mineira de açúcar está estimada em 3,2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,7% ou de 142,6 mil toneladas. Para a produção serão destinadas 23,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume 3,4% maior.

Fonte:Diário do Comércio - 20/12

Veja também