Notícias

Produção brasileira de petróleo deverá crescer, estima AIE

19 de Junho de 2017

Notícias

A Agência Internacional de Energia (AIE) projeta que a produção de petróleo brasileira este ano será de 2,80 milhões de barris por dia (bpd). Para 2018, a entidade estima, de acordo com relatório mensal divulgado na quarta-feira, aumento da oferta para 3,06 milhões de barris por dia.

Em 2016, a produção doméstica da commodity foi de 2,61 milhões de barris por dia, o que já representou uma elevação em relação ao ano anterior, quando havia sido de 2,53 milhões de bpd.

Assim, pelos cálculos da agência, no total, a produção brasileira deverá aumentar em 190 mil barris por dia em 2017 e terá elevação de até 260 mil bpd em 2018. “Como em 2017, o Brasil será uma importante fonte de novas fontes de petróleo no próximo ano. Apesar dos inúmeros desafios, a Petrobras e seus parceiros internacionais continuam a trazer novos sistemas de produção na prolífica área do pré-sal”, avaliou a instituição.

Segundo o documento, a produção brasileira ficou praticamente inalterada em abril, enquanto a manutenção planejada em Marlim e os campos de Barracuda e Caratinga na Bacia de Campos continuaram. A AIE salienta que, em 18 de maio, a Petrobras iniciou a produção da embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga P-66 que foi instalada no campo pré-sal Lula Sul.

 “A unidade, que é o primeiro de seis flutuadores idênticos que serão colocados na bacia de Santos, tem capacidade para produzir 150 mil bpd”, considerou.

Já a demanda do Brasil por petróleo este ano, segundo a agência, será de uma média de 3,09 milhões de barris por dia (bpd) ante 3,08 milhões de bpd consumidos no ano passado. Para 2018, a estimativa da entidade é de um crescimento do uso da commodity para 3,14 milhões de barris por dia.

Pelos dados apresentados pela AIE, o Brasil consumiu, em média, 3,01 milhões de bpd no primeiro trimestre do ano, quando a produção local foi de 2,75 milhões de bpd. Para o período de abril a junho, a Agência prevê um aumento do consumo para 3,09 milhões de bpd, enquanto a oferta diminuirá para 2,74 milhões de bpd. No caso do terceiro trimestre, a estimativa é de elevação da demanda, para o pico do ano, de 3,16 milhões de bpd, enquanto a produção subirá para 2,84 milhões de bpd.

(Fonte: Agência Estado – 14/06/17)

Veja também