Notícias

Primeira casa feita com tijolos ecológicos é entregue em comunidade de Alagoas

16 de Novembro de 2017

Notícias

A primeira casa feita com tijolos ecológicos, feitos a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, foi entregue. A família da Dona Maria está deixando a velha casa feita com taipa, localizada na cidade de Pariconha, Sertão de Alagoas, para uma casa com três quartos, cozinha e banheiro.

A neta de Dona Maria, Aline Morais, diz que a casa de taipa onde mora com os filhos, o irmão e a avó é muito quente, e que é preciso ficar boa parte do tempo fora de casa por causa do calor. A moradia tem apenas dois cômodos e não tem sequer banheiro.

"Aqui faz bem muito calor a gente fica abafado para sair pra fora. É um sufoco aqui", diz.

Os tijolos ecológicos, feitos a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, foram criados pelas estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Samantha Mendonça, 24, e Taísa Tenório, 25, para baratear as construções e levar moradia digna à famílias carentes. Foram anos de pesquisa até o projeto final, premiado na categoria Science, da Genius Olympiad, evento realizado nos Estados Unidos.

A comunidade Jeripancó, em Pariconha, foi capacitada e os moradores aprenderam a construir os tijolos. Com isso, o valor da casa de alvenaria caiu pela metade. Com menos cimento e com as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, o tijolo ficou três vezes mais resistente.

Além da casa de dona Maria, mais duas casas serão construídas na comunidade Jeripancó. Em Estrela de Alagoas, mais moradias para comunidade carente devem ser construídas.

Confira o vídeo da matéria que foi ao ar segunda-feira (13), pelo JH, clicando AQUI.

(Fonte: Portal G1 - 13/11/17)

Veja também