Notícias

Prévia do substituto do Inovar Auto sai neste mês

08 de Maio de 2017

Notícias

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Pereira, usou a maior parte do tempo que durou sua palestra em evento em que a Ford lançou o motor 1,5L 3C, em São Paulo, para falar do programa de incentivo à indústria automotiva, o Rota 2030. Ele substituirá o Inovar Auto, programa de incentivo à inovação e ao adensamento da cadeia produtiva no setor automotivo cujo prazo de vigência termina em outubro deste ano.

O Inovar Auto trouxe problemas ao governo brasileiro ao ser questionado e condenado no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) por conta dos incentivos que concedia ao setor automotivo. O ministro afirmou preferir não falar sobre o que deu errado no Inovar Auto pelo fato de o programa ter sido feito por outro governo.

Para ele, a partir de agora é olhar para a frente. “Temos que olhar para a frente, para o novo ciclo automotivo que começa em janeiro de 2018”, apontou Marcos Pereira, acrescentando que a Política Industrial Automotiva tem que ser uma política de Estado e não de governo. “Tem que dar previsibilidade à indústria e trazer investimentos, não pode ser mudada a cada governo”, considerou.

Grupo de trabalho - O Rota 2030, ainda em desenvolvimento, contou Pereira, vai garantir a política industrial do setor por 15 anos. O governo já criou um grupo de trabalho denominado GTI 4.0, que tem até o dia 31 deste mês para apresentar uma prévia do programa. Depois dos ajustes, o Rota 2030 será apresentado ao presidente Michel Temer em setembro, para ser aprovado e colocado em vigor ainda neste ano.

“Esse é o governo do diálogo e das reformas. O objetivo é dar previsibilidade e garantir investimentos”, afirmou o ministro, destacando que um dos objetivos da nova política automotiva é tornar os veículos brasileiros competitivos também no exterior.

Segundo o ministro, se é para falar do Inovar Auto é bom que se fale do que deu certo no programa. Nesse sentido, ele registrou que o motor 1.5L 3C da Ford é um dos resultados do Inovar Auto. Ele citou ainda a adesão das montadoras brasileiras ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com o ministro, 100% dos veículos produzidos no Brasil já neste ano vão sair de fábrica com a etiqueta de economia de energia.

(Fonte: Agência Estado – 06/05/17)

Veja também