Notícias

Preservação da água e sua importância no mundo dos negócios

22 de Março de 2021

Associados

Conhecida por ser fonte de vida, cristalina e indispensável para a sobrevivência e o nosso ecossistema, você já deve imaginar de qual elemento estamos falando: a água.

Graças a essa poderosa fonte, foi possível a criação e desenvolvimento da vida na terra. Ao contrário do que muitos pensam, a água potável, ou seja, que é possível consumir, não é um recurso infinito.

Portanto, se não zelarmos pela sua conservação, corre-se um sério risco de esgotamento. Por ser essencial a vida e motivo de preocupação em toda parte do mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou no dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água.

Com o intuito de conscientizar e destacar a importância desse recurso para a vida de tudo e de todos, este título, que hoje completa 29 anos, serve para manter seus objetivos presentes na consciência das pessoas o tempo todo e se possível, de forma permanente.

Sabemos da relevância que a água tem em nossas vidas, mas o que podemos não ter muitos parâmetros, é de sua importância no mundo dos negócios.

Para uma empresa de Sucroenergia por exemplo, que produz desde açúcar até bioenergia, o nível do uso de água é consideravelmente alto para o processo de produção.

Caso seja uma organização que não só vise o bem-estar de seus colaboradores, mas que também aja com responsabilidade social e ambiental, serão aplicadas formas para que o desperdício dessa preciosidade seja evitado.

Fonte de esperança

Existem alguns processos de economia e reutilização de água, que são aplicados no âmbito empresarial e que são admiráveis diante da situação de escassez em que vivemos.

Ainda em conexão com o ramo citado anteriormente, mesmo existindo outras usinas na região do Triângulo Mineiro, apenas a Delta Sucroenergia possui uma termoelétrica, com mecanismo que permite o reaproveitamento de mais de 96% da água na Cogeração em Condensação Plena, durante a entressafra que compõe os meses de dezembro a março.

Além disso, 100% do volume de água descartados durante a safra, são reutilizados na fertirrigação das lavouras, reduzindo assim, a necessidade de captação em rios e lençóis freáticos.

São de empresas assim que o mundo precisa, que além de gerarem rentabilidade, empregos e consequentemente, impulsionar a economia, também lutam e valorizam por causas sustentáveis.

Ver matéria na íntegra e vídeo AQUI.

 

Fonte: Por Delta Sucroenergia – G1 Triângulo e Alto Paranaíba – 19/3

Veja também