Notícias

Preços do petróleo tocam mínimas de 13 meses conforme coronavírus afeta demanda

04 de Fevereiro de 2020

Notícias

Os preços do petróleo recuaram para os menores níveis em mais de um ano nesta segunda-feira, uma vez que o surto de coronavírus reduziu a demanda pela commodity na China, enquanto abre espaço para possíveis cortes de produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados.

O petróleo Brent fechou em queda de 2,17 dólares, ou 3,8%, a 54,45 dólares por barril, menor cotação desde janeiro do ano passado.

Já o petróleo dos Estados Unidos recuou 1,45 dólar, para 50,12 dólares o barril, após tocar mínima de 49,91 dólares na sessão. O valor de referência norte-americano também registrou o menor nível desde janeiro de 2019.

"Nós nunca vimos um evento de destruição de demanda nessa escala e se movendo tão rapidamente", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group em Chicago.

À medida que o surto da doença afeta a demanda por combustíveis na China, maior importadora de petróleo do mundo, a Sinopec pediu para que suas refinarias reduzam operações neste mês em cerca de 600 mil barris por dia (bpd), ou 12%, o corte mais acentuado em mais de uma década.

Diante do impacto do coronavírus sobre a demanda, a Opep e aliados, que formam o grupo conhecido como Opep+, estão considerando cortes adicionais de produção de 500 mil bpd, disseram à Reuters três fontes da Opep e uma fonte do setor.

"O mercado precisa de garantias de que a equação oferta/demanda permanece equilibrada para que os preços cheguem a um piso. Isso sugere um comprometimento da Opep não apenas com a extensão dos cortes de oferta de petróleo, mas até mesmo com a implementação de cortes ainda mais profundos a partir de março", disse Hussein Sayed, analista da FXTM.

 

Jessica Resnick-Ault com reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin e Florence Tan

Fonte: Reuters – 03-02

Veja também