Notícias

Preços do petróleo saltam 4,5% com queda de estoques nos EUA e tempestade no Golfo do México

11 de Julho de 2019

Notícias

Os preços do petróleo avançaram 4,5% o barril nesta quarta-feira, para seus maiores níveis em mais de um mês, depois de uma diminuição nos estoques da commodity nos Estados Unidos e com importantes empresas cortando cerca de um terço de sua produção “offshore” no Golfo do México antes de uma tempestade esperada para a região.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam a 67,01 dólares por barril, uma alta de 2,85 dólares, ou 4,44%. Já os futuros do petróleo dos EUA avançaram 2,60 dólares, ou 4,5%, fechando a 60,43 dólares o barril.

Ambos os valores de referência atingiram seus maiores preços desde o final de maio.

Os estoques de petróleo dos EUA diminuíram em 9,5 milhões de barris na semana finalizada em 5 de julho, encolhendo mais de três vezes o que analistas esperavam, à medida que refinarias ampliaram a produção, disse a Administração de Informação de Energia (AIE).

“A queda nos estoques foi muito mais forte que o esperado”, o que ajudou a empurrar os preços do petróleo para cima, disse Carsten Fritsch, analista do Commerzbank. “As importações recuaram e a utilização por refinarias atingiu o maior nível desde o início do ano, contribuindo para a grande redução.”

Uma tempestade que deve se formar ao longo do Golfo do México também ajudou os preços do petróleo.

Grandes petroleiras começaram a evacuar pessoal e restringir a produção no Golfo do México à espera da tempestade, que previsões apontam que deve se transformar em um furacão até o fim de semana.

“Com a evacuação de diversas plataformas…isso vai reduzir a produção”, disse Andrew Lipow, presidente da Lipow Oil Associates.

Reportagem adicional de Stephanie Kelly e Scott DiSavino em Nova York, Bozorgmehr Sharafedin e Ahmad Ghaddar em Londres, e Aaron Sheldrick em Tóquio

Fonte: Reuters – 11/7

Veja também