Notícias

Preços de açúcar devem se recuperar no ano que vem, diz executivo da Tereos

07 de Agosto de 2018

Notícias

Os preços internacionais de açúcar, referenciados na Bolsa de Nova York, devem começar a se recuperar a partir do início do ano que vem, espera o diretor da Região Brasil da Tereos, Jacyr Costa Filho. Segundo ele, os atuais valores devem desestimular o plantio de matérias-primas, como cana e beterraba, em alguns dos principais mercados globais. A consequência seria uma menor oferta, dando suporte às cotações.

“O plantio deve ser menor e o mercado costuma antecipar os cenários. Na hora que o mercado perceber que a oferta será menor, o preço sobe”, disse o executivo, em conversa com jornalistas durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela B3, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (6).

Além de um mercado em baixa, o açúcar brasileiro enfrenta barreiras comerciais, como a salvaguarda importa pela China, de 95% sobre o valor da carga, sob a alegação de prejuízos ao mercado local. Recentemente, durante a reunião dos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul), o presidente Michel Temer conversou sobre o assunto com o presidente chinês Xi Jinping. Em entrevista recente, o embaixador do país asiático no território brasileiro disse que há disposição de negociar.

Questionado sobre o assunto, o diretor da Região Brasil da Tereos, Jacyr Costa Filho, que também preside o Conselho Superior de Agronegócio da Fiesp (Cosag), disse ter ouvido do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, que as negociações estão em andamento. Enquanto a situação não se resolve, ele pontuou que a China estendeu a salvaguarda a outros países, o que reduz o impacto sobre as vendas do Brasil. “Essa extensão das salvaguardas acaba nos beneficiando” ressaltou.

Fonte: Globo Rural - 06/08/2018

Veja também