Notícias

Preço do etanol recua em 13 Estados e no DF, diz ANP

15 de Janeiro de 2019

Notícias

Os preços do etanol hidratado (que é abastecido diretamente nos tanques dos veículos) caíram na maior parte dos Estados brasileiros na semana passada, mantendo-se mais competitivos do que a gasolina em cinco deles.

De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizado entre os dias 6 e 12, o produto ficou mais barato do que na semana anterior em 13 Estados e no Distrito Federal. Os preços subiram em 11 Estados e ficaram estáveis em um, Roraima. Não estão sendo feitos levantamentos no Amapá.

O preço do biocombustível segue abaixo de 70% do valor da gasolina em cinco Estados: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. O etanol é considerado mais vantajoso do que o combustível fóssil para a média da frota brasileira quando seu preço está abaixo de 70% do valor da gasolina. Há veículos, porém, em que o rendimento do etanol ante a gasolina é superior a 70%.

A relação mais vantajosa para o eatnol é encontrada em Mato Grosso. Na semana passada, o produto representou, em média, 59,5% do preço da gasolina nos postos.

Em São Paulo, maior polo consumidor, o etanol foi vendido nos postos a R$ 2,644 o litro, o equivalente a 64,4% do preço da gasolina no período.

No Paraná, a correlação do etanol com o fóssil manteve-se em 69,5%, como na semana anterior.

Valor Econômico – 14/01/2019

Veja também