Notícias

Preço do etanol cai para a maioria dos motoristas do país

21 de Novembro de 2018

Notícias

Os preços do etanol hidratado (que abastece os tanques diretamente) recuaram para os motoristas da maior parte do país, acompanhando a desvalorização da gasolina nos postos. Na semana móvel encerrada dia 17, o biocombustível caiu em 16 Estados e subiu em 10, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Não houve pesquisa no Amapá.

Os preços do etanol vêm caindo para os motoristas da maior parte do país há pelo menos três semanas, em um momento em que o movimento sazonal seria de alta por causa do início da entressafra de cana no Centro-Sul.

Para as usinas produtoras, o etanol já vem recuando há cinco semanas. Entre 12 e 16 de novembro, o indicador Cepea/Esalq para o etanol hidratado vendido pelas usinas de São Paulo ficou em R$ 1,6434 o litro, acumulando desvalorização de 9,8% em cinco semanas.

Essa queda ocorre na esteira do recuo dos preços da gasolina, que por sua vez refletem o repasse pela Petrobras da desvalorização do petróleo aos combustíveis no país.

Porém, como os preços do etanol estão correndo atrás da queda da gasolina, o biocombustível está perdendo competitividade em algumas praças. Na semana passada, o produto só era mais vantajoso do que o combustível fóssil em seis Estados, enquanto na semana anterior a vantagem era observada em oito Estados.

O etanol é economicamente mais vantajoso do que a gasolina para a média da frota flex brasileira quando seu preço está abaixo de 70% do valor do combustível fóssil. Esse patamar, porém, pode ser maior dependendo do veículo.

Na semana passada, o preço do etanol ficou acima de 70% do valor da gasolina no Rio de Janeiro e em Alagoas. No entanto, a competitividade do biocombustível ainda está preservada nos principais Estados consumidores, como São Paulo (63%), Minas Gerais (64%), Goiás (62%) e Paraná (68%).

Valor Econômico - 20/11/18

Veja também